quarta-feira, 5 de novembro de 2014

ARGENTINA. Predador misterioso mata 40 caprinos em duas noites

#chupacabras


ARGENTINA. PROVÍNCIA DE SALTA. Na zona rural, localidade de Coronel Cornejo situada 20 km da cidade de Tartagal, norte da província de Salta - 40 cabras foram encontradas mortas, esquartejadas e/ou com as gargantas cortadas. Assustados, os pastores (ou peões) daqueles campos atribuíram o ataque a um predador sobrenatural.

O massacre ocorreu entre os dias 1 e 2 de novembro (2014). Os 40 caprinos foram achados mortos da mesma maneira, com lesões idênticas no pescoço, produzidas por algum tipo de 'presa, garra ou dentes. Os animais sangraram até morrer.


Membros da família de Jaime Villaba, moradores próximos do local, comentaram a noite do episódio: Não sabemos o que aconteceu mas, no sábado (01/11/2014), quando o pastor se levantou, deparou-se com 16 animais mortos, dispersos no pátio com as mesmas marcas no pescoço. Na manhã de domingo, outros 24 animais estavam mortos.


Na noite de sexta-feira, um dos peões viu uma sombra suspeita: Durante a tempestade de sexta-feira eu abri a porta para um dos cães que estava chorando e arranhando a porta. Já estava escuro. Então, vi algo ou alguém saltando a cerca. Era grande e muito ágil. Talvez, um jaguar... 




IMAGEM. Extraño animal mató 40 cabras en Coronel Cornejo
YOUTUBE, eltribunodigital - 04/11/2014
[http://youtu.be/A6UtSgR1w7c]

O rancho tem um rebanho de centenas de cabras e agora, os pastores estão vigilantes: Vamos montar guarda para saber o quê atacou tão silenciosamente. Se é um animal, temos chumbo para ele. Mas não acreditamos que sejam cães ou animais selvagens. Pode ser alguém que não gosta de nós, uma alma penada, um 'predador. É a primeira vez que nos acontece algo assim, tão assustador.

Para alguns moradores dos campos de Coronel Cornejo, o 'Predador que não é um animal selvagem, pode ser uma criatura sobrenatural (ou não-natural), o chupacabras ou, ainda, o mais antigo e mítico Ucumar ou Jucumari - este último, uma espécie de Pé Grande ou Ieti sul-americano.

O caso é misterioso. É extremamente atípico que um só animal selvagem, seja puma ou jaguar, pudesse perpetrar um ataque ceifando a vida de mais de uma dezena de caprinos por noite, com lesões tão sistemáticas, uniformes. Tudo isso, sem ruído, sem o balir das ovelhas, sem que os seis cães que guardam o rebanho dessem um latido sequer. 


LINKS RELACIONADOS
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/08/porto-rico-chupacabras-gargulas-vampiros.html]
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/08/misteriosas-mutilacoes-de-animais-na.html]

FONTES
Extraño animal mató cuarenta cabras en Coronel Cornejo
EL TRIBUNO/Argentina, 04/11/2014
[http://www.eltribuno.info/extrano-animal-mato-cuarenta-cabras-coronel-cornejo-n463774]
Misterio en Salta: una extraña criatura degolló a 40 cabras
CADENA 3/Argentina, 04/11/2014
[http://cadena3.com/contenido/2014/11/04/137203.asp?titulo=Misterio-en-Salta-una-extrana-criatura-degollo-a-40-cabras]

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

HORNS. Carneiro de 4 chifres obriga Zoológico chamar exorcista


 
+ IMAGENS METRO/UK

INGLATERRA/UK. No Hatton Adventure World Zoo, localizado em Warks (Warwickshire), há algumas semanas, a chegada de um novo hóspede vem causando sensação. Trata-se de um carneiro cuja cabeça é admiravelmente ornada com quatro enormes e recurvos chifres.

Nativo da Ilha de Man (Isle of Man, Irlanda/UK), ele tem 18 meses (outubro, 2014) e seu nome é Devlin. 

Devlin é agressivo, ataca os visitantes e funcionários relatam que desde que chegou no Zoo, coisas estranhas começaram a acontecer. 



Apesar de impressionantes, os chifres são normais na raça de Devlin porém, o 'problema do carneiro vai muito além dos chifres.

Devlin comporta-se como uma besta selvagem. Entre suas proezas, a destruição de uma plantação de abóboras. Em sua tigela, a água ferve sozinha e um visitante afirmou que ouviu o animal rosnar, o que não é um som típico, a 'voz de um ruminante. Tratadores foram orientados a somente aproximarem-se dele aos pares.

Sem solução ou explicação veterinária para o problema de Devlin, direção do Hatton Adventure World resolveu chamar um exorcista para examinar o animal. Afinal, muitos opinam: Devlin está 'possuído.

FONTES
Zoológico chama exorcista, após carneiro de 4 chifres apavorar visitantes
BEM PARANÁ, 29/10/2014
[http://bit.ly/BEMPARANA29102014]
WILLIS, Amy. Petting zoo calls in exorcist for four-horned ‘devil’ sheep
METRO/UK, 29/10/2014
[http://metro.co.uk/2014/10/29/petting-zoo-calls-in-exorcist-for-four-horned-devil-sheep-4926474/]

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O Mistério das Esferas Metálicas de Teotihuacan



O trabalho no subterrâneo do templo de Quetzalcóatl. Depois de 11 anos, a equipe do Projeto Tlalocan, financiado pelo Instituto Nacional de Antropología e Historia de México (INAH), chegou ao fim do túnel que atravessa às entranhas do Templo da Serpente Emplumada. Esta semana(última semana de outubro, 2014) - as autoridades anunciaram a conclusão das escavações preliminares.

* Tlalocan significa caminho subterrâneo, caminho por baixo da terra, em língua nativa, náhuatl

+ México: Mistérios de Teotihuacan


TEOTIHUACAN, México. O acesso ao túnel assemelha-se à entrada de uma mina. O lugar é sagrado: dali, acreditavam os antigos, emanava todo o Poder de Teotihuacan - a misteriosa Cidade dos Deuses, a primeira grande metrópole meso-americana - que floresceu entre os séculos II e V d.C  (entre anos 100 e 400), situada 50 km a nordeste da Cidade do México.

São apenas 150 metros de comprimento. Todavia, neste curto 'caminho, os arqueólogos encontraram cerca de 70 mil objetos: bastões de 'poder, oferendas diversas, como sementes, por exemplo, esqueletos de animais que poderiam ser jaguares, esculturas, pedras preciosas, algumas, procedentes da Guatemala - e estranhas esferas metálicas de diferentes tamanhos (imagens ainda não divulgadas).

Essa coleção de objetos revela uma cultura, uma forma de entender a Vida e a Morte que os pesquisadores buscam desvendar. 


 + IMAGENS  UOL ALBUNS
Pirâmide esconde túnel com mais de 50 mil peças arqueológicas no México

O arqueólogo mexicano Sergio Gómez comentou: Eles queriam recriar o mundo exterior, por isso, escavaram um lençol freático para criar rios subterrâneos.

Próximo à entrada, uma espécie de chaminé ou duto estabelece ligação com a superfície. Poderia ter sido um observatório de dois milênios. O ambiente é hostil. quente, úmido, carregado de radônio (ou Rádon - Rn), um gás tóxico.

O 'Caminho foi descoberto em 2003, pelo mesmo Sergio Gómez (citado acima) e  pela arqueóloga francesa Jullie Gazzola, revelado por um afundamento do solo ocorrido durante trabalhos de conservação da área da pirâmide.





Através de um radar de penetração (georadar) e tecnologia laser, foi possível, preliminarmente, conhecer a estrutura básica do túnel. Um robô foi usado para explorar os espaços. Equipamentos tão avançados somente foram usados antes em escavações de ruínas egípcias.

Este lugar que os arqueólogos esforçaram-se, por mais de uma década, para alcançar - foi preservado dos olhares 'modernos pelo tempo e pelas tradições, sepultado por toneladas de terra e rochas. Acredita-se que pode ter sido aberto ao menos uma vez, talvez, para que algo fosse introduzido. Desde então, durante 1,800 anos, ninguém mais entrou ali.




As paredes pétreas brilham. Gómez explica: São partículas metálicas. No Caminho iluminado por tochas, isso deve bilhar como um céu. Pirite (pirita) e magnetita, minérios que não existem nos extratos geológicos da região. As pedras foram levadas ao local, moídas e agregadas a rocha do teto por meio de pintura.

No meio do 'caminho foram encontradas duas Câmaras. Pequenas, vazias de tudo exceto pelo achado de mais de 300 estranhas esferas de metal, diferentes em tamanho, medindo entre 2 a 25 cm de diâmetro. Os cientistas não sabem o quê são, para quê servem, o quê significam. Mais um dos mistérios de Teotihuacan.


Cerca de 30 metros antes do fim do túnel, o 'caminho desce ainda mais e abruptamente até um local onde encontram-se outras três Câmaras, dispostas em trevo (ou vértices de um triângulo) cujo centro situa-se exatamente embaixo da linha do ápice da pirâmide. Os arqueólogos não ultrapassaram este ponto.

Um dos mistérios de Teotihuacan consiste no fato de que, embora abundantes restos humanos tenham sido encontrados, sepulturas, ossos, esqueletos de pessoas que foram sacrificadas, nenhuma tumba de governante foi achada.

As ossamentas encontradas no Caminho fornecerão amostras de material genético que serão comparadas com outros achados a fim de determinar se compartilham DNA.




Teotihuacan estende-se por 23 km² e chegou a abrigar até 200 mil pessoas de diferentes origens e etnias. Multicultural, seus palácios eram extremamente desiguais - arquitetonicamente. 

Possuía áreas residenciais de classe média e bairros de trabalhadores. Aparentemente, a população não dispunha de amplo desenvolvimento tecnológico porém, de algum modo, as Ciências foram cultivadas.

Mantinha relações com reinos em Tikal (Guatemala) e Copán (Honduras). Nada se sabe sobre seu sistema de governo, linguagem falada e/ou escrita. Não se sabe porque todo o seu poder desapareceu. 

Suas testemunhas mais eloquentes são as três pirâmides: do Sol, da Lua e da Serpente Emplumada, localizadas na praça central da cidade que foi, muito evidentemente, planejada.

LINKS RELACIONADOS

A Porta do Inferno da Nicarágua, 03/11/2012
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/11/a-porta-do-inferno-da-nicaragua.html]

A Entrada Para Xibalba - O Mundo Subterrâneo dos Mortos Maia, 20/07/2012
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/07/a-entrada-para-xibalba-o-mundo.html]

México: Mistérios de Teotihuacan, 20/04/2011
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2011/04/mexico-misterios-de-teotihuacan.html]

FONTE
Pasaje desvela las entrañas de Teotihuacán
TELEVISA, 28/10/2014
[http://noticieros.televisa.com/mexico/1410/pasaje-desvela-entranas-teotihuacan/]

Passar as Férias... na Escola de Magia de Hogwarts




O Georgian House Hotel - construído em 1851, com mais 160 anos de tradição, mudou a decoração de seus quartos para que se pareçam com a fictícia Escola de Magia de Hogwarts, da série de livros/filmes de JK Rowling - Harry Potter.
+ IMAGENS DAILY MAIL 


LONDRES/INGLATERRA. Apesar dos 163 anos de história e tradição, a direção do 'The Georgian House Hotel, localizado em Londres, decidiu mudar a ambientação de seus aposentos de modo a reproduzir os cenários da fictícia Escola de Magia de Hogwarts, um lugar-personagem da saga literária Harry Potter, de J.K. Rowling.

O objetivo é - obviamente - atrair uma clientela renovada sem, no entanto, abrir mão de um clássico estilo inglês, seja no design, na arquitetura etc., já que a trama de H. Potter se desenvolve, naturalmente, em cenários emblemáticos da cultura anglo-saxã.

Nos quartos e corredores, mobiliário, decoração e adereços que remetem à Escola de Hogwarts: os malões, as camas com dossel, móveis de madeira maciça, vasos de prata,  livros de bruxaria, garrafas exóticas, portas e janelas góticas. A estadia pode incluir uma visita aos estúdios da Warner Bros onde os filmes da série Harry Potter foram produzidos. 

Os preços dos pacotes de estadia podem chegar ficar entre 234 mil a 340 mil dólares. Uma noite em uma opção das mais baratas, um aposento menor - uma Wizards Chamber (ou Câmara dos Feiticeiros) - que acomoda 3 pessoas custa 249 libras esterlinas - cerca de mil reais por noite, quase o mesmo custo de um quarto para dois,  £209. Um quarto para cinco, quase 1,500 reais (out/2014).

FONTES
Hotel de Londres es igual al colegio de Harry Potter
24 HORAS/CHILE, 26/10/2014
[http://www.24horas.cl/tendencias/cineytelevision/hotel-de-londres-es-igual-al-colegio-de-harry-potter-1470462]
London hotel unveils Harry Potter themed room, complete with potions, cauldrons and spell books
DAILY MAIL/UK, 21/10/2014
[http://www.dailymail.co.uk/travel/travel_news/article-2800307/now-s-wizard-idea-london-hotel-unveils-harry-potter-themed-room-complete-potions-cauldrons-spell-books.html]

domingo, 19 de outubro de 2014

A Princesa de Urok e Uso Medicinal da Maconha




IMAGEM. Indo-European mummy in the Altai - part 1
YOUTUBE, mightymik's channel - Uploaded on Jan 7, 2010
[http://youtu.be/oqWCEqMEbgE]


RÚSSIA. Princesa de Ukok. A princesa Ochy-Bala foi desenterrada, em 1993. Seus restos mortais foram descobertos pelo arqueólogo Viacheslav Molodin nas colinas de Ukok, região das montanhas Altai - Sibéria. Apesar dos 2 mil e quinhentos anos, seu corpo, mumificado, estava tão bem conservado que as tatuagens, em sua pele eram visíveis e nítidas.

Desde então, seus restos mortais, sendo minuciosamente examinados, analisados, já forneceram aos cientistas (de diferentes áreas do conhecimento) um bom entendimento de quem foi a 'Princesa do Gelo, de como viviam, ela e seu povo.

Na investigação, uma equipe de cientistas russos utilizou imagens obtidas através de ressonância magnética. Foi determinado, por exemplo, que a princesa, provavelmente, sofria de câncer de mama.

Um membro da equipe, Andrey Letyagin, comentou para o Siberian Times: Estou bastante seguro do diagnóstico: ela tinha cancer. Um tumor primário na mama direita e nos gânglios axiais com metástases.

As imagens também revelaram outros problemas de saúde: osteomielite - ou seja, infecção nos ossos além de lesões compatíveis com aquelas que poderiam ser provocadas pela queda de um cavalo.

O quadro seria bastante doloroso e o sofrimento pode ter sido aliviado com o uso de maconha. Um recipiente com a substância (a erva, mesmo) foi encontrado junto à múmia, em sua tumba. 

Sobre o assunto, arqueóloga Natalya Polosmak, escreveu na revista Science First Hand: É provável que, para esta mulher, enferma, a 'inalação regular da fumaça da cannabis tenha sido uma necessidade.

LINKS RELACIONADOS
Mistérios da Múmia de Altai, 16/05/2011
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2011/05/misterios-da-mumia-de-altai.html]
A MALDIÇÃO DA PRINCESA RUSSA, 18/10/2006
[http://www.sofadasala.com/misterios/maldicaodamumia01.htm] 

FONTE: “Princesa de hielo” siberiana tenía cáncer y fumaba marihuana 
EL DIARIO, 18/10/2014
[http://www.eldiariony.com/estudio-princesa-hielo-ice-maiden-cancer-marihuana-siberia-rusia]

Coulrophobia. O insólito medo de palhaços




A Coulrophobia ou medo de palhaços, é um termo de origem recente, cunhado nos anos de 1980 no contexto hipertextual da Internet - porque antes de surgir na Internet não parece em nenhuma publicação psiquiátrica impressa. O prefixo coulro parece derivar do grego antigo - κωλοβαθριστής (kōlobathristēs) - que se refere aos artistas que dominam a habilidade de andar sobre pernas de pau.

IMAGEM. Keying Up, The Court Jester, 1875 - de William Merritt Chase (1849–1916).     
Pennsylvania Academy of the Fine Arts


OS PALHAÇOS têm um lugar/efeito confuso na psique humana. Se, em geral, remetem ao riso, para muitas pessoas, inspiram desolação, tristeza e, ainda, horror. A questão é, de onde vem a 'fobia de tantos diante das figura do palhaço - ou, em termos científicos, a Coulrophobia. A resposta pode ser rastreada nos anais da História.

Os palhaços, como figuras dramatúrgicas à serviço do divertimento de nobres e governantes, remontam ao Egito Antigo - onde aparecem os primeiros documentos sobre o tema, por volta de 2,400 anos antes de Cristo. Existiram também nas sociedades grega e romana.

Ao longo das Idades da Civilização, 'evoluíram para a figura, muito conhecida, do bobo da corte, associados aos salões aristocráticos da Idade Média. Os bobos da corte tinham o dever de ser engraçados e deveriam utilizar todos os recursos da arte cênica para fazer as pessoas rirem.

Porém, a ideia de engraçado, na época, em nada se relacionava com ingênuas brincadeiras infantis. O repertório daqueles palhaços e 'bobos tratava de temas lascivos e violentos que, não raro, com muita habilidade, criticavam até mesmo os reis.


 

"I'm GRIM-ALL-DAY so you can laugh all night!" (Eu sou Grimaldi então você pode rir a noite inteira).  Um trocadilho fonético, era a frase preferida do palhaço Grimaldi.
ILUSTRAÇÃO de George Cruikshank (1792–1878): Joseph Grimaldi caracterizado como Palhaço Joey, 1820.

Porém, o palhaço caracterizado por uma maquiagem padrão, tal como é identificado atualmente, este, somente apareceu no século XIX (sec. 19, anos de 1800), quando Joseph Grimaldi, um ator londrino (sim, porque todos os palhaços são atores),  pintou o rosto de branco, as bochechas de vermelho e vestiu um traje extravagante e muito colorido.

Nesta época, palhaços eram entretenimento para adultos porque seus 'atos (performances) eram, não raro, grosseiros, lascivos, não recomendados para crianças.

Além disso, Joseph Grimaldi, assim como outros de sua profissão, ao tirar a maquiagem vivenciava uma realidade, em sua vida privada, que nada tinha de engraçada.

Fora do teatro Grimaldi teve uma vida terrível, escreveu Linda Rodrigues Mc Robbie - Seu pai era um alcoólatra e um tirano; sua esposa (de Grimaldi), morreu de parto e seu filho, alcoólatra, como o avô, morreu aos 31 anos. O próprio Grimaldi era alcoólatra e morreu na miséria.


PIERROT, O PALHAÇO ASSASSINO



IMAGEM.  Fotografia de litografia. Jean Gaspar Deburau como Pierrot.
Auguste Bouquet, 1830.

Enquanto isso, na França, Jean Gaspar Deburau, tornou-se famoso com sua criação de palhaço, ao qual denominou Pierrot, caracterizado também com o rosto branco mas com pronunciadas sombrancelhas pretas e lábios deformados, muito vermelhos. Porém, não foi a atuação de Deburau que o tornou famoso.

Em 1836, durante uma apresentação, que um garoto zombou dele. Furioso com o desacato, o 'Pierrot matou a criança com uma vigorosa bengalada. Jean Gaspar Diderot foi absolvido pelo crime mas a imagem do palhaço assassino ficou para sempre na mente de muitas pessoas.

Possivelmente, a vida de Deburau veio a inspirar uma opera italiana que tornou-se muito popular em 1892 com a encenação da ópera Pagliacci (palhaços, em italiano, pagliaccio, no singular). Essa talvez tenha sido a primeira representação - em arte cênica - do 'palhaço assassino.




IMAGEM. Cromolitografia. Cartaz original do Barnum Circus, 1900.

Ainda nos anos de 1800, os palhaços tornaram-se comuns nos espetáculos circenses porém, mesmo neste ambiente de entretenimento, ainda inspiraram terror em muitos espectadores. 

Em 1876, crítico literário francês, Edmond de Gongourt (1822-1896), descreveu a dramaturgia dos palhaços como 'a representação do pátio de um manicômio

A arte dos palhaços é aterrorizante, repleta de ansiedade e apreensão com seus atos suicidas, gestos grotescos e o mimetismo frenético lembrando o pátio de um manicômio.


WILLIE, O CANSADO



IMAGEM. Emmett Kelly, Jr. na New York World's Fair. Patrick Cullinan, Jr. 1964
 

No fim do século XIX e começo do do século XX, os circos floresceram nos Estados Unidos da América. Havia caravanas que viajavam por todo o país à bordo de trens. 

Nessa época, os palhaços caracterizados como vagabundos tornaram-se comuns, com sua maquiagem triste, seu aspecto sombrio, suas roupas esfarrapadas. Destes, um dos mais famosos foi Emmett Kelly, cujo personagem, Weary Willie (Willie, o Cansado), nasceu durante a grande depressão (1929).


POGO, O SERIAL KILLER

 

ESQ. Gacy, preso e condenado à pena capital, passou mais de duas décadas no corredor da morte. Ali, ele mesmo fez o desenho na imagem acima (dir.)

Nos anos de 1970, um palhaço serial killer assustou o mundo. John Wayne Gacy (1942-1994), palhaço registrado na associação destes profissionais, usando o nome de Pogo, foi preso por abuso sexual e assassinato de mais de 29 jovens na cidade de Chicago (EUA). 

Capturado em 1978, ele disse aos policiais, Vocês sabem... palhaços podem escapar de um assassinato. Estava enganado. Condenado a 21 prisões perpétuas e 12 penas de morte, Gacy foi executado em 1994.

FONTES
BURK, Robin. Why are people so scared of clowns? History might have an answer
TECHTIMES, 16/10/2014
[http://www.techtimes.com/articles/18025/20141016/why-are-clowns-so-freaking-scary.htm]
WILLET, Megan. A Brief History Of Clowns, And Why They're So Darn Scary
BUSINESS INIDER, 06/08/2013
[http://www.businessinsider.com/why-people-are-scared-of-clowns-2013-8?op=1]
COULROPHOBIA IN WORLD WIDE WORLDS
[http://www.worldwidewords.org/weirdwords/ww-col2.htm]