quinta-feira, 14 de setembro de 2017

O MISTÉRIO DAS ESPONJAS AMARELAS NA COSTA FRANCESA


FRANÇA. COSTA DE ÓPALO DESDE JULHO DE 2017. Côte d'Opale - litoral Norte da França, região do canal da Mancha as praias foram invadidas por formações esponjosas amarelas que resistem às análises dos especialistas que tentam identificar a natureza das 'criaturas'. O fenômeno começou em Julho de 2017.

Em Pas-de-Calais, na praia, as esponjas,  vindas do fundo do mar, começaram a afastar os banhistas que fogem do local assustados com o cenário insólito.

A primeira vista cogitou-se que fosse algum tipo de esponja do mar, do tipo usado em buchas de banho - mas, aos primeiros exames os objetos revelaram-se de origem desconhecida.


As análises determinaram que as esponjas amarelas são compostas - principalmente - de uma substância chamada parafina - derivada do petróleo.

A parafina é um composto usado como base na indústria farmaceutica e, sendo assim, as 'autoridades asseguram que os banhistas que tiveram contato com tais 'corpos estranhos não correm nenhum risco, não! não há dano à saúde, são níveis ínfimos de toxicidade mas, os especialistas advertem: "Evitem tocar ou ingerir essas esponjas' ...



As esponjas amarelas espalham-se com facilidade. Podem ter sido proveniente de uma longa distância e sua composição indica que elas não são facilmente biodegradáveis. 

Alguns de seus elementos constituintes demoram 100 anos para ser absorvidos ou se desintegrarem no ambiente. 

As esponjas amarelas já ocupam 50 km em Côte d'Opale. As autoridades francesas estão alarmadas e trabalham intensamente para tentar salvar a paisagem.

PROFECIA
Vi a terra espumar como o mar
Vi camponeses cavando buracos no solo
para plantar árvores mas, dos buracos,
saía uma espécie de tinta espumosa.
E quando uma árvore era colocada dentro da terra,
ela também recobria-se se espuma.
E a espuma avançava como um mar tempestuoso
cobrindo montanhas e planícies.
Teresa Neumann (1898-1962)
OS GRANDES PROFETAS, p 305
São Paulo: NOVA CULTURAL, 1985

FONTE
LAS MISTERIOSAS ESPONJAS AMARILAS DE LAS COSTAS FRANCESAS
OKDIARIO, publicado em 11 de Setembro de 2017
https://okdiario.com/curiosidades/2017/09/11/esponjas-amarillas-costas-francesas-1308491

Nenhum comentário:

Arquivo do blog