quarta-feira, 27 de maio de 2015

🦈 Bocão, o Tubarão Monstro das Profundezas do Mar



O imagem acima mostra o Megamouth de Marigondon, capturado em Janeiro de 2015 mas, extraída uma sequência de reportagem, especificamente, o trecho de um programa de jornalismo que mostra caso muito parecido com tratado nesta matéria, também ocorrido nas Filipinas mas, em 2009. Programa é o 24 Oras, segundo apurado - transmitido todos os dias, à noite - na emissora de TV filipina TV Pinoy.

FILIPINAS. ENTRE AS PROVÍNCIAS DE ALBEY E MASBATE. NA MANHÃ DE 28 DE JANEIRO, 2015 (SHARK DEVOTION, 2915) - NA PRAIA DE MARIGONDON, situada 54 km a sudoeste da capital do país - Manila - pescadores tentaram resgatar a vida de um tubarão Meagamouth que encalhou nas areias.

O Megamouth é uma das mais raras espécies de tubarão em todo o mundo, somente visto antes 63 vezes na História (este é o 64º registro) - chamado Tubarão boca-larga (Megachasma pelagios - Bocão, para os mais próximos) - tão larga que poderia engolir um cervo vivo.

É um verdadeiro monstro do mar, com quase cinco metros de comprimento (15 pés), pode viver até 100 anos. É também chamado de Megachasmidae, seu nome de 'família - que divide com o único parente conhecido, o 'Tubarão-elefante ou Cetorhinus maximus.

Embora à primeira vista pareça desdentado, atrás de seus grossos lábios de peixe existe uma enorme quantidade de dentes distribuídos em 50 fileiras, um moedor. 

O 'Bocão das Filipinas foi resgatado e - com muito esforço, levado até a praia. Os pescadores não reconheceram o animal, que está em extinção - e pretendiam mantê-lo vivo. Mas, a criatura não resistiu ser extraída de seu habitat. Morreu.

O Ph.D. Christopher Bird, que estuda os tubarões de águas profundas na University of Southampton, Inglaterra - comentou: 

'Esta espécie só foi descoberta em 1976. Ele só é visto acidentalmente e capturado do mesmo modo, quando é apanhado em redes de pescadores ou quando, eventualmente, encalha nas praias.

Apesar de preferir águas profundas, o Bocão também visita a superfície em busca de alimento. A bocarra não costuma agredir presas de porte: em geral, esse tipo de tubarão vive comendo, por onde quer vá, a correnteza que passa em sua fabulosa dentadura ali deixa, como em um filtro, plânctons e pequenos animais, como medusas.

FONTES
CARTY, Sara. 'Toothless' monster from the deep: Rare five meter megamouth shark, which can live for 100 years, has been caught by fishermen
DAILY MAIL, 06.05.2015
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-2942193/Rare-15-foot-megamouth-shark-never-seen-humans-washes-Philippines-beach.html]
Monstruoso animal salió del mar
CONTEXTO TUCUMAN, 22.05.2015
[http://contextotucuman.com/nota/9017/monstruoso-animal-salio-del-mar.html]
TUBARÃO-BOCA-GRANDE
[http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubar%C3%A3o-boca-grande]
SHARK DEVOTION
[https://sharkdevocean.wordpress.com/2015/01/28/megamouth-shark-washes-up-in-philippines-and-is-only-the-60th-weve-ever-seen/]
Huge Megamouth shark found on beach in Philippine
METRO/UK, 30.01.2015
[http://metro.co.uk/2015/01/30/huge-megamouth-shark-found-on-beach-in-philippines-5042468/]
+ [http://cryptoworld.co.uk/rare-megamouth-shark-washes-beach-philippines/]

Nenhum comentário: