domingo, 23 de março de 2014

Doença Hemorrágica Viral e Mortal Assusta População da Guiné-Comakry

  mudanças climáticas

 
República da Guiné ou Guiné-Conakry, para diferenciar do país vizinho Guiné Bissau. País da África Ocidental, fronteira norte com o Senegal, fronteira leste com a Costa do Marfim - às margens do Oceano Atlântico. 

UPDATE
GUINÉ-COMACRY. Agora, (no sábado, 23/03/2014), já são 80 casos registrados e 50 - os mortos, vítimas da epidemia hemorrágica viral que assola o país. O agente foi identificado: uma cepa do conhecido e temido vírus Ebola, informação confirmada por um laboratório em Lyon - França. Seis das doze amostras testadas positivaram o resultado: Ebola, conforme relatou à Reuters o porta-vos do governo, Damantang Albert Camara.
FONTE: Un brote de ébola mata a 59 personas en Guinea.
DIARIO VASCO. 23/03/2014
[http://www.diariovasco.com/rc/20140323/mas-actualidad/internacional/brote-ebola-mata-personas-201403230007.html?utm_source=diariovasco.com&utm_medium=rss&utm_content=ultima-rss&utm_campaign=traffic-rss]  

 + INFORMAÇÃO atulizado em 25/03/2014
A febre hemorrágica ebola (FHE) é uma doença infecciosa grave muito rara, frequentemente fatal, causada pelo vírus ebola. Embora, em termos médicos, seja considerado moderadamente contagioso não há tratamento específico para o vírus – somente sintomas são tratados. 

Ele foi identificado pela primeira vez em 1976 no antigo Zaire (atual República Democrática do Congo), perto do rio Ébola, e acabou servindo de nome para o vírus. Desde sua descoberta, cerca de 2 mil casos foram diagnosticados. 1,3 mil deles foram fatais.  (ÉPOCA, 2014/WIKIPEDIA, 2014)



GUINÉ-CONAKRI*. Desde fevereiro são 49 casos diagnosticados e 29 mortes (em 22/03/2014) entre a população do país, infectados por uma doença hemorrágica viral ainda não identificada. 

As informações são do Ministério da Saúde, em comunicado divulgado na sexta-feira (ainda em 22/03/2014). A mesma mensagem apela para que a população notifique as autoridades imediatamente em qualquer caso suspeito.

Os casos foram confirmados nas cidades de Gueckedou, Macenta, Kissidougou e cidade de Conakry - esta, capital e maior cidade da República.

 

Neste quadro, a Organização Médicos sem Fronteiras divulgou o lançamento de uma campanha de emergência para lidar com o surto e ajudar a montar unidades de isolamento dos doentes. A Organização advertiu: Esta febre viral é do tipo filovirus. É uma doença fatal, rara, de rápido contágio entre humanos.  

De fato espalha-se rapidamente através do contato direto simples entre as pessoas sendo transmitida através do sangue e fluidos corporais (um espirro, por exemplo, uma cusparada da Milley Cyrus também).

RELACIONADOS. MUDANÇAS CLIMÁTICAS E MICRO-BIOS

BBC BRASIL, O4/03/2014 
MORELLE, Rebecca. Vírus gigante de 30 mil anos 'volta à vida'

SIBÉRIA. Um vírus que estava adormecido há 30 mil anos teria ''ganhado vida'' novamente, segundo cientistas da Universidade de Aix-Marseille, na França. Ele foi encontrado na Sibéria, em uma camada profunda de permafrost, o solo encontrado na região do Ártico formado por terra, gelo e rochas permanentemente congelados. 

Após ter sido descongelado, o vírus voltou a se tornar contagioso. Os cientistas afirmam que não há risco de o contágio representar algum perigo para humanos ou animais, mas alertaram para o possível risco para humanos de outros vírus infecciosos que podem ser liberados com o eventual descongelamento do permafrost...
MATÉRIA COMPLETA
[http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/03/140304_virus_bg.shtml]


UOL NOTÍCIAS, 14/02/2014
Grande degelo do Ártico libera parasita mortal para mamíferos

ÁRTICO. Uma nova cepa do parasita "Sarcocystis pinnipedi", até agora sequestrada no gelo, emergiu recentemente causando uma ampla mortalidade em em focas cinzas e outros mamíferos ameaçados no Ártico, como leões marinhos, morsas, ursos polares e ursos pardos no Alasca e até no sul da província canadense da Columbia Britânica.


O acelerado degelo do Ártico, em consequência do aquecimento global, abre caminho a inéditos movimentos migratórios de agentes patogênicos, que representam um risco para os mamíferos marinhos e, potencialmente também, para os seres humanos, alertaram os cientistas. ...

Com as mudanças climáticas, percebemos que existe uma possibilidade sem precedentes de que os agentes patogênicos migrem para novos ambientes e causem doenças, disse Michael Grigg, parasitólogo do Instituto de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. 
MATÉRIA COMPLETA 
[http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2014/02/14/grande-degelo-do-artico-libera-parasita-mortal-para-mamiferos.htm]

+ TERRA, 16/03/2014
Parasita de gato é achado em baleia no Ártico
[http://noticias.terra.com.br/ciencia/parasita-de-gato-e-achado-em-baleianoartico,37207345fe134410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html] 

BBC, 18/03/2014
ANTÁRTIDA. ILHA SIGNY. Cientistas britânicos conseguiram ressuscitar musgos que estavam congelados sob o gelo 1,5 mil anos. Os pesquisadores descongelaram a vegetação antiga e ficaram surpresos com a rapidez com que os novos brotos. Outros pesquisadores já conseguiram ressuscitar bactérias que tinham uma idade semelhante. Mas, neste caso, os cientistas afirmam que estas são as plantas mais antigas já trazidas de volta à vida.apareceram. 
MATÉRIA COMPLETA/BBC
[http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/03/140318_musgo_ressurge_pesquisa_fn.shtml]

FONTE: Extraña hemorragia mata a 29 en Guinea.
AM/MÉXICO, 22/03/2014
[http://www.am.com.mx/leon/mundo/extra%C3%B1a-hemorragia-mata-a-29-en-guinea--94811.html]

ADICIONAL
Miley Cyrus cospe água em fãs durante show nos EUA. Assista.
DIARIO 24 HORAS/Br, 22/03/2014
[http://www.diario24horas.com.br/noticia/23127-miley-cyrus-cospe-agua-em-fas-durante-show-nos-eua-assista]


Nenhum comentário: