terça-feira, 21 de janeiro de 2014

OS MISTERIOSOS GEOGLIFOS DO CAZAQUISTÃO - O PENTAGRAMA DE AKTAU

mais um pentagrama gigante encontrado no Cazaquistão


LINK RELACIONADO
12 de outubro de 2012
O Pentagrama Geográfico Gigante do Cazaquistão
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/10/o-pentagrama-geografico-gigante-do.html]

CAZAQUISTÃO. O Google Earth and Maps, ferramenta que possibilitou a democratização mundial da observação o céu e da Terra acaba de revelar ao mundo mais um mistério histórico-arqueológico: um segundo pentagrama gigante talhado no solo do Casaquistão.

Segundo - porque há alguns anos figura semelhante, foi descoberta no mesmo país, o chamado Pentagrama de Lisakovsk (VEJA INFORMAÇÃO AQUI).



O novo geoglifo ou O Pentagrama de Aktau, mede 200 metros de diâmetro e foi localizado "olho do Google" na região oeste do Casaquistão, situado nas coordenadas 43 ° 43'46 .07 '' 51 ° 07'43 .02 (Google maps) - nas proximidades de Akshukur e Aktau (ou Shevchenko), esta última - uma das maiores cidades da região e principal porto marítimo do mar Cáspio.

Desde a divulgação da imagem na internet, ninguém da região pronunciou-se para explicar a origem do traçado. Algumas pessoas sugerem que a estrela de cinco pontas são, meramente, as marcas produzidas pelas rodas de algum avião de pequeno porte.

Em 2012, falando sobre o pentagrama de Lisakovsk, o norte-americano Kurt Yates, que identifica-se como ex-piloto de aeronaves militares, acredita que a figura delimita uma bese de lançamento de mísseis abandonada. 


Naquele ano (2012), Yates comentou para o jornal britânico Daily Mail:  Estas coisas (os pentagramas) estão em todo lugar da Rússia soviética e eram instalações de defesa aérea. Quanto à recorrência do traçado em pentagrama, ele diz (pode) estar relacionada a alguma necessidade tecnológica dos radares de rastreamento...

Porém, a arqueóloga Emma Usmanova (natural do Cazaquistão, acadêmica da Karaganda State University), consultada pela revista Live Science - tem uma teoria diferente: os pentagramas aparecem em áreas onde foram estabelecidos parques ou reservas naturais, criados em algum momento dos anos de 1970. A forma do pentagrama, nesse caso, repete-se porque, essa figura (símbolo valorizado nas ciências ocultas) sempre foram muito populares entre as populações de numeroso países daquela parte do mundo: leste europeu e Eurásia.

FONTES:  
Mysterious pentagram appears in Aktau 
TENGRI NEWS/Kz, 25/12/2013
[http://en.tengrinews.kz/strange_news/Mysterious-pentagram-appears-in-Aktau-24905]
Спутник увидел пентаграмму рядом с Актау
LADA/Kz, 24/12/2013
[http://www.lada.kz/aktau_news/society/14484-sputnik-uvidel-pentagrammu-ryadom-s-aktau.html]
 

Nenhum comentário: