quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Baby Flame: O Bebê que Sofre de Combustão Espontânea



A mãe, Rajeswari. Desconfiança e afastamento dos vizinhos.

LINKS RELCIONADOS

[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/05/x-men-eles-ja-estao-entre-nos-menina-de.html]

[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/05/menina-inflamavel-do-vietnam-novas.html]

[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/10/fenomeno-sobrenatural-ameaca-vida-de.html]


ÍNDIA. No estado indiano de Tamil Nadu, distrito de Viluppuram, em um povoado próximo à cidade de Tindivanam (sudeste do país), um bebê de pouco mais de dois meses e meio de idade (agosto de 2013) - identificado como Rahul, já foi para o hospital quatro vezes - o Kilpauk Medical College and Hospital, em Chennai, capital do estado - em condições alarmantes, depois de sofrer graves queimaduras decorrentes desse inexplicável fenômeno denominado combustão humana espontânea.


IMAGEM: YOUTUBE/CNN/IBN
postado em 10/08/2013
[http://youtu.be/zePiq1PPdks]

O primeiro incidente ocorreu quando o garoto tinha apenas 9 dias de nascido. R. Narayana Babu, chefe do setor de pediatria do Hospital comentou que, apesar da gravidade dos eventos, o menino se mantém estável enquanto suas lesões estão sendo tratadas.

As queimaduras concentram-se, principalmente, na cabeça, peito e ombros. Não há lesões nas costas porque, estando deitado durante as ocorrências, aquela parte do corpo fica preservada do contato com o ar. 

Significa que a combustão espontânea desencadeia-se porque o pequeno Rahul exala um gás inflamável que reage com um dos elementos que compõem a atmosfera.



Spontaneous human combustion (SHC ou Combustão Humana Espontânea - CHE), fenômeno que tem sido apontado como causa de morte em numerosos casos documentados de cadáveres de queimados sem que a perícia encontrasse qualquer fonte externa de IGNIÇÃO.

Estima-se que, ao longo da História, cerca de 200 casos de morte por 'combustão espontânea foram reconhecidos. Muitas vezes, as vítimas foram idosos, doentes ou pessoas sob forte influência de álcool. Porém, esses fatores não influenciam nenhuma explicação satisfatória.

As especulações em torno de uma causa cogitam sobre o fato de que boa parte do corpo humano é constituído é tecido
adiposo, gordura. 


Essa gordura corporal, em tese, sendo substância inflamável poderia ser o 'combustível que alimenta um incompreensível processo de IGNIÇÃO, (de produção de uma faísca) de dentro para fora (endógeno).

Nos casos analisados, as penas, frequentemente, escapam das injúrias mais graves porque a metade inferior do corpo tende a estar sempre mais fria que o rosto, tórax e abdômen.



ESTIGMA

Em um país culturalmente marcado pelo forte misticismo do complexo panteão de entidades do hinduísmo, a mãe, identificada como Rajeswari, conta que as pessoas chegam a suspeitar dela e do pai no bebê, pensando que puseram fogo no filho deliberadamente. Entre os que duvidam da versão dos pais, que alegam a autocombustão, está o especialista em queimaduras,

Dr. J. Jargan Mohan que declarou os The Times of India: Um bebê pegar fogo espontaneamente, não é possível. Mesmo um alcoólico (um bêbado que) secretando uma porcentagem de álcool em seu suor, isso não é suficiente para gerar um incêndio.

Os especialistas, embora também tenham investigado a possível responsabilidade dos pais, descartaram, por evidência, a ideia de maus-tratos e apontam, como causa do estranho fenômeno, uma anormal liberação de gases combustíveis orgânicos através dos poros de todo o corpo da criança.

Mesmo assim, conforme relatou aos midia o pai de Rahul, trabalhador rural, além do problema do pequeno, a família sofre com a hostilidade e desconfiança - um ostracismo - em sua própria comunidade por causa da estranha condição do menino.

No Kilpauk Medical College Hospital (Chennai) o Prof. R. Jayachandran comentou: O caso exige que o bebê seja cuidadosamente observado ...e acrescentou: Temos de investigar se a 'doença' é genética. Vamos realizar testes para descobrir que tipo de gases são gerados pela criança.  

Enquanto um diagnóstico não for estabelecido o tratamento de Rahul será restrito ao tratamento tópico (externo) das lesões e cicatrizes e uso de antibióticos para evitar infecções. 

LINKS RELCIONADOS

[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/05/x-men-eles-ja-estao-entre-nos-menina-de.html]

[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/05/menina-inflamavel-do-vietnam-novas.html]

[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2012/10/fenomeno-sobrenatural-ameaca-vida-de.html]

FONTES
MALM, Sara. Three-month-old baby boy suffers horrifying burns 'after spontaneously bursting into flames for the fourth time'. 
DAILY MAIL/UK, 12/08/2013
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-2389972/Three-month-old-baby-boy-suffers-horrifying-burns-spontaneously-bursting-flames-fourth-time.html]
Human torch mystery: Doctors expect test results today.
TIMES OF INDIA, 12/08/2013
[http://articles.timesofindia.indiatimes.com/2013-08-12/chennai/41331655_1_test-results-rahul-fire]

Nenhum comentário: