terça-feira, 2 de julho de 2013

Mistério - As Pedras Radioativas Explosivas que Vêm do Mar



Juan Carlos Bézon, 78 anos (em 2013) em entrevista exclusiva para o semanário La Prensa.
Piedra misteriosa en Piriápolis - Entrevista
IN YOUTUBE, Postado em 19/06/2013
[http://youtu.be/6mCV4urIBhI]

URUGUAI/CHILE/MUNDO. Piriápolis, na praia de Punta Negra, militar aposentado, pescador nas horas vagas, 78 anos - Juan Carlos Bézon, passeava à beira-mar quando reparou em uma pequena pedra, pouco mais e 3 cm de largura. Reparou na cor forte, fluorescente em uma tonalidade verde, salpicadas de pontos escuros, amarronzados.

Apanhou o objeto. que tinha uma textura rugosa - e colocou-o no bolso da calça. Em cerca de cinco minutos, começou a sentir uma sensação de aquecimento na coxa.

Era a pedra que, aparentemente, começou uma reação espontânea, irradiando calor. Imediatamente, Bézon começou a tirar as roupas e, por sorte, como estivesse usando duas calças, além da roupa íntima, escapou de uma lesão mais grave na perna.

Porém, não pôde evitar queimaduras de segundo grau, graves em uma das mãos e pequenas lesões, na outra. E antes mesmo que alguém pudesse observar o estranho material, este, simplesmente, explodiu, desintegrando-se.

O restos da vestimenta da vítima foram enviados a Montevidéu (capital do país) para serem submetidos à perícia científica. Autoridades de Piriápolis determinaram o patrulhamento da região em busca de objetos similares.



Extraña piedra misteriosa em Piriapolis. Vídeo melhorado da entrevista do subprefeito de Piriápolis, Mauricio Mendez.
IN YOUTUBE, postado em 14/06/2013. [http://youtu.be/c07kE3KkoSI]

Um internauta - identificado como arompani2007, depois de ver um vídeo sobre o caso em das uma versões * que estão postas no YOUTUBE, comentou, há duas semanas atrás (a partir de 02/07/2013) - lembrando que este não é o único caso: 

Mi esposa es medica aca em Chile y me dijo que a ela le toco ver um paciente le passo ecxatamente lo mismo y qye hasta hoy se le siguen haciendo llagas em el lugar. Efectivamente es por desechos radiactivos y debe haber llegado a Piriapolis por el mar.
 
TRADUÇÃO: Minha mulher é médica aqui, no Chile e me contou que coube a ela atender um paciente com o quem se passou a mesma coisa e até hoje as feridas continuam sem se curar completamente.  Efetivamente existem dejetos radioativos que estão chegando (às praias) de Pirianopolis (Uruguai) depositadas ali pelas marés.

* FONTE DO COMENTÁRIO: 
YOUTUBE, Extraña piedra brillante produjeron quemaduras a un hombre.
Postado em 14/06/2013. [http://youtu.be/dSok2L51OE0]



De fato, não é primeira vez que este tipo de estranho incidente ocorre. Pedras que entram em ignição térmica ao entrarem em contato com o corpo humano, ainda que protegido por roupas. 

São pedregulhos e nos casos registrados até hoje, o material foi recolhido, sempre, em praias, nas areias próximas ao mar. Em 2012, um caso, na Califórnia-USA, ganhou as manchetes internacionais (veja, abaixo, em Links Relacionados).

LINKS RELACIONADOS
 
Pedregulhos pegam fogo no bolso de mulher na Califórnia
ARQUIVOS DO INSÓLITO, 19/05/2012
[http://arquivosdoinsolito.blogspot.com.br/2012/05/pedregulhos-pegam-fogo-no-bolso-de.html]

Pedregulhos pegam fogo no bolso de mulher na Califórnia
OVNI HOJE, publicado em 18/05/2012
[http://ovnihoje.com/2012/05/18/pedregulhos-pegam-fogo-no-bolso-de-mulher-na-california/#axzz2Xv7YHGst]

ENGLISH
Woman suffers severe burns after rocks collected during beach visit IGNITE in her pocket
DAILY MAIL, 17/05/2012
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-2145713/Woman-suffers-severe-burns-rocks-collected-beach-visit-IGNITE-pocket.html]

FONTES

Enigmas de la madre piedra.
PORTAL MONTEVIEU/URUGUAI,publicado em 14/05/2013
[http://www.montevideo.com.uy/notnoticias_203477_1.html]
Piedra misteriosa en Piriápolis - Entrevista
IN YOUTUBE, Postado em 19/06/2013
[http://youtu.be/6mCV4urIBhI]

Nenhum comentário:

Arquivo do blog