terça-feira, 30 de abril de 2013

Djins Provocam Múltiplos Incêndios no Egito

Chamas devorando casas e prédios no distrito de Nag Saleni.

EGITO. Na província de Qena (ou Kaine) *, na zona  rural na cidade de Farshout - em uma localidade chamada Hag Saleni** - (Alto Egito, portanto - ao Sul do país), desde o começo deo mês de Abril, moradores estão assustados com um surto de incêndios aparentemente inexplicáveis. Muitos, já comentam que os episódios são obra de forças sobrenaturais; espíritos: gênios chamados djins.



* Kaine durante o período greco-romano; e - ainda antes, Cainepolis, na Antiguidade, Cainepolis.
** O nome da localidade, "Hag Saleni" foi obtido cruzndo dados dicionariais com o audio de uma das reportagens da TV egípicia (aos 11 segundos da seqüência) que vem cobrindo os eventos. Veja abaixo, o link do YOUTUBE.

Além dos focos de incêndio que têm aparecido em áreas rurais, ferindo dois agricultores e matando mais de animais de criação (bovinos, caprinos etc), somente este mês (Abril) 67 casas já arderam em chamas (até 27/04/2013, mais de duas por dia/mês - (SHOROUK NEWS,  publicado em 27/04/2013) - sem que ninguém, nem a defesa Civil - pudesse, até agora, apontar a causa dos incidentes.

Por isso, as pessoas não estão mais apelando somente para os bombeiros, mas, procuram socorro nas Mesquitas para fazer uma Oração especial de Louvor a Deus (Alá) e a rogativa de que o djins sejam "acalmados" ou detidos.

Em uma das fontes dessa notícia, o AL WATAN VOICE, edição online de 01/05/2013 (fuso horário adiantado) - esta fonte fornece uma idéia do ambiente no qual esses incêndios estão acontecendo. 

Palavras como "aldeia", "povoado", localidade usadas nas traduções de textos jornalísticos escritos em estranhos alfabetos/sistemas, provenientes de lugares tão distantes, freqüentemente, não fornecem uma idéia nítida dos lugares aos quais se referem.


NO YOUTUBE: Reportagem de um canal de TV egípicio sobre os incêndios na regial de Hag Saleni.
[http://youtu.be/UsaSYXtOkqU]

Em outra reportagem, prercebe-se que a cidade de Farshout e o "distrito", "área metropolitana" - o "bairro" de Hag Saleni não são poeirentos e precários "arraiais" do Oriente subdesenvolvido como alguns dos textos traduzidos podem fazer imaginar. 

Afinal, nesse "bairro" ou village estão localizadas residências de reis. Sim, de fato, esses Djins estão atacando a vizinhança da aristocracia local.  

Os Reis: Ibrahim Moussa Mohammadein - Helmi Mohammed Mohammadein e Mohammed Mohammadein - e, os também reis, Mohammed e Ahmed Hussein, Hassan Ahmed, Abdel Sattar, Abdul Hafeez e Hassan Hamed moram em Nag Haj, conforme informa o jornal EGYNEWS, em sua edição online publicada em 26 de abril de 2013.

O governador de Qena, major-general Adel Labib instituiu um Comitê científico de professores da Universidade Vale Sul (South Valley) para averiguar as causas dos incêndios. 


Os pesquisadores conscluíram que o acúmulo de grandes quantidades de restos de cana e palha, extremamente secos, dentro das casas e nos terraços dos telhados das  casa, têm entrado em combustão natural devido às altas temperaturas de um sol inclemente. OU seja, o material se auto-inflamaria. 

Porém, o povo recusa ao diagnóstico deste relatório e insiste que os causadores dos incêndios são djins, (demônios, goblins).

FONTES:
مصر: الجنّ يحرقون 37 منزلاً في قرية واحدة / Egypt: Djin burning 37 houses in one village / Djin incendeia 37 casas em aldeia (em árabe)
نيوز كافيه_ (NEWS CAFE), publicado em 09/04/2013.
[http://bit.ly/NCAFE30413]
مصريون يهرعون للمسجد لإخماد حرائق الجن / Egípcios Procuram Mesquita Combater Djin Incendiário.
الشروق اونلاين (ECHOROUKO/SUNRISE), pulicado em 04/04/2013.
[http://www.echoroukonline.com/ara/articles/161411.html]
عودة الذعر مرة أخري لنجع الحاج سلام بمركز فرشوط / Nag Saleni Volta a Entrar em Pânico no Centro de Farshout.
AL WATAN VOICE, publicado em 01/05/2013.
[http://www.alwatanvoice.com/arabic/news/2013/04/27/386948.html]
Qena, Fogo em 9 Casas.
EGYNEWS, publicado em 26/04/2015.
[http://www.egynews.net/wps/portal/news?params=227127]
Mais Sete Casas Destruídas Pelo Fogo em Quena. Sobe Para 67 o Número de Incêndios.
SHOROUK NEWS, publicado em 27/04/2013.
[http://www.shorouknews.com/news/view.aspx?cdate=27042013&id=aa793618-bda0-4b75-9580-c3d366c73b0a]

Nenhum comentário: