quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Machu Pichu - A Misteriosa e Pequena Tumba da Colina

A tumba no alto da colina. Misteriosa: pequena e isolada. Andina/Archivo El Comercio

PERU. Uma estranha tumba foi achada na colina Uñawaynapicchu, no Parque Arqueológico de Machu Pichu - na segunda-feira, 03/09/2012. 

Diferente de outras construções mortuárias das civilizações pré-colombianas do Peru, esta sepultura está localizada no alto de uma parede de rocha, cerca de 10 metros abaixo do cume da elevação em frente ao paredão de Machu Pichu. Pequena, mede apenas 1,20 metros de comprimento e tem 75 cm de largura.

O diretor do Parque, Fernando Astete, disse à agância de notícias Andina: Ela é única porque todos os túmulos de Machu Pichu, como os que foram encontrados por Hiram Bingham (explorador e caçador de tesouros norte-americano,1875-1956), são cavernas e tinham sido fechadas com pedras de diferentes tamanho, empilhadas umas sobre as outras e coberta de lama, que serviu como cimento da edificação.

Os pesquisadores já perceberam que o estranho túmulo foi profanado mas, no local, foram encontrados ossos e fragmentos de cerâmica. Próximos à tumba, foram resgatados os pedaços de pedra que a ela pertenceram, o quê permitiu restaurar a aparência original da cripta.

Os arqueólogos e historiadores não têm idéia de quem foi sepultado ali mas acreditam que trata-se de um personagem distinto ou, no mínimo, incomum, dada à localização de difícil acesso e o tamanho notavelmente reduzido desta misteriosa câmara funerária.

FONTE 
Machu Picchu: hallan tumba "única en su género" en el parque arqueológico.
EL COMERCIO/PERU, publicado em 05/09/2012.
[http://elcomercio.pe/turismo/1465523/noticia-machu-picchu-hallan-tumbaunica-su-genero-parque-arqueologico]

Nenhum comentário: