segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Loris Lento... Longe, Muito Longe de Casa


O Loris Lento: longe de casa. (Nycticebus coucang ou slow loriris. E. Geoffroy, 1812) VIDEO neste link: CCTV NEWS/CHINA-2.

CHINA. Na noite de quinta-seira, 30/08/2012 - na cidade de Yibin, província de Sichuan, moradores do 5º andar de um edifício, o cidadão Zeng Zuobing encontrou, em seu apartamento, um estranho mamífero peludo refugiado.

A família não sabia desconhecia completamente a espécie do animal; jamais tinham visto algum parecido. Zeng contou: Tentamos dar milho, carne, para que ele se alimentasse. Ele não comeu nada disso. Só aceitou o amendoim. Arrastava-se muito lentamente, como um macaco. Parecia ser muito leve e contanto que você não tente irritá-lo, ele não morde.




Zeng pensou em libertar a criatura mas ficou preocupado: o animal poderia não sobreviver na natureza. Então, chamou a equipe de reportagem de um canal de TV local para ajudar a identificar a espécie. Os telejornalistas, levaram o bicho para o Departamento Florestal de Yibin e obtiveram resposta.

O funcionário do Departamento, Peng Hao esclareceu: Ele é chamado de Loris Lento. É primata, animal classificado como de primera classe nos termos de proteção da vida selvagem e somente pode ser encontrado nas províncias de Yunnan e Guangxi. É uma espécie muito rara.





Como não é nativo da região da província de Sichuan, é provável que o Loria tenha sido capturado e levado para lá como animal de estimação. O (s) rsponsável (eis) - irresponsável - muito provavelmente não vai aparecer voluntariamente. De acordo com a Lei de Proteção aos Animais Selvagens, é ilegal comprar e vender animais silvestres.

O Loris Lento é um animal protegido por lei nacional e, agora, o Departamento Floresta de Yibin está aguardando instruções sobre o que fazer com a criatura. Por enquanto, o Loris foi hospedado em um zoológico local.

FONTE: Residents find strange creature in home.
CCTV NEWS/CHIANA-24, publicado em 03/09/2012.
[http://www.china.org.cn/video/2012-09/03/content_26412262.htm]

Nenhum comentário: