domingo, 9 de setembro de 2012

Legítimo Renoir Comprado por 7 Dólares em um Mercado de Pulgas



Paysage Boards de Seine, comprado por 7 dólares só por causa da moldura.

USA. Uma mulher - que preferiu não se identificar publicamente - residente em Shenadoah Valley, estado norte-americano de Virginia, há um ano e meio atrás, comprou em um mercado de pulgas (de objeto usados) - o Antiques Roadshow - uma vaca de plástico e um quadro. O quadro ela, que custou 7 dólares, ela levou não por causa da pintura, ela gostou mesmo - foi da moldura.

Chegando em casa, tratou de começar a remover a tela quando sua mãe aconselhou-a a não fazer aquilo antes de consultar um perito em artes plásticas.



Lendas verdadeiras da História da Arte: a obra prima comprada em um "mercado de pulgas", exposta lado a lado com outro objetos usados, baratos, que foram desprezados por seu proprietários. Na foto o Antiques Roadshow onde a 'Renoir Girl" encontrou, sem saber o valor real de sua compra, um pequeno tesouro.


Então, a pintura foi fotografada e exposta na Potomack Company, uma casa de leilões. Ali, foi reconhecida por especialistas que, examinando o original, constaram tratar-se de um legítimo Renoir. A avaliação foi confirmada pela National Gallery of Art, Washington D.C..

Datada nos anos de 1870, a obra de Pierre Auguste Renoir, chamada Paysage Boards de Seine (ou Paysage de la Seine - Paisagem do rio Sena), uma pequena tela colorida em tons pastéis, mostra uma paisagem à margem do rio (rio Sena - França). Pequena, delicada, tem somente 14,19 cm de altura por 23 cm de largura.

O especialista do Potomack Artes Plásticas, Norton Crane - que já trabalhou no Museu Metropolitano de Arte, disse: É só olhar para reconhecer.

A proprietária que está usando o codnome de "Menina Renoir" (Renoir Girl), confirmou que estava interessada somente na moldura que tem gravada, claramente, o nome "Renoir" e a período de vida do artista - 1841-1919. Depois da descoberta do valor do objeto, Crane começou a pesquisar a história do quadro.

Descobriu que ele foi adquirido na Galeria Bernheim-Jeune, na França - em 1925 por Herbert May, marido da colecionadora de arte de Maryland (USA) - A. May. O valor da obra: entre 75 e 100 mil dólares.

FONTE: Lost Renoir painting worth $100,000 unwittingly bought for $7 at flea market... and the buyer only wanted the frame!
DAILY MAIL/UK, publicado em 09/09/2012.
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-2200521/Lost-Renoir-painting-worth-100-000-unwittingly-bought-7-flea-market.html]

Nenhum comentário: