segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A Invasão dos Vermes Marinhos em Laguna Madre


Espécimes coletados para exame. Os vermes, que estão se reproduzindo rapidamente, são desconhecidos da população e dos biólogos locais. Eles têm entre 20 e 30 cm de comprimento. Cheiram mal e agarram-se à pele humana provocando forte irritação.

MÉXICO. Na cidade de Vitória, estado de Tamaluipas, pescadores que trabalham na Laguna Madre solicitaram o apoio de biólogos do Centro Regional de Investigación Pesquera (um centro de pesquisa), da SAGARPA (Secretaría de Agricultura, Ganadería, Desarrollo Rural, Pesca y Alimentación ou Secretaria da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação) e do governo estadual para ajudá-los a controlar uma praga de vermes marinhos desconhecidos que está se espalhando nas águas pesqueiras. 

Além de estranho ao ecossistema local, os vermes produzem um odor nauseabundo e irritam a pele de quem entra em contato com eles.

O presidente do Consejo de Vigilância de la Sociedad Cooperativa de Producción Pesquera Carvajal (Conselho de Vigilância da Sociedade Cooperativa de Produção Pesqueira Carvajal), Ángel Ramiro Fuentes informou que as criaturas estão se espalhando (ou se reproduzindo) por toda a Laguna Madre.

No local, ninguém jamais viu essas grandes minhocas que têm sido capturadas pelas redes de pesca instaladas no litoral dos diversos povoados da reserva lacustre.

Fuentes explicou: A praga está se espalhando por toda a Laguna Madre. Isso ainda não afetou (aparentemente) a quantidade e qualidade dos camarões mas está afetando os pescadores. É um parasita que se agarra à pele humana e causa muita irritação. 

Os animais têm um comprimento entre 20 e 30 cm e são cobertos por uma espécie de mucosa. Apareceram há dois meses (entre julho e agosto, 2012) e estão se multiplicando rapidamente.

As autoridades e, especialmente o Centro Regional de Investigación Pesquera já estão mobilizados no sentido de estudar a espécie para determinar o grau de perigo que pode representar à saúde humana e dos peixes.

FONTE: DE LA CRUZ, Antonio. Extraña lombriz invade la Laguna Madre y cooperativas pesqueras claman por ayuda.
GACETA/MEXICO, publicado em 09/09/2012.
[http://www.gaceta.mx/noticia.aspx?idnota=46943]

Nenhum comentário: