sexta-feira, 20 de julho de 2012

Stubbs, o Prefeito Felino do Alaska


Stubbs, o prefeito - em seu horário de atendimento ao público.

ALASKA. Na pequena cidade de Talkeetna, que tem uma populaçãode cerca de 800 habitantes, o prefeito chama-se Stubbs e é um gato. Verdadeiramente: um felino quadrúpede. Ele ocupa o cargo há 15 anos e sua popularidade continua em alta.

Lauri Stec, gerente da Store Naglei (uma loja) e secretário da prefeitura comentou: Ele não aumenta impostos, não interfere nos negócios e é perfeitamente honesto.

Quando Stubbs foi eleito, naquele período de eleições, os moradores não estavam satisfeitos com nenhum dos candidatos humanos. Stubbs ganhou o pleito na condição de candidato independente. Na época, era apenas um filhote que compartilhava uma caixa com outros gatinhos.

A região onde a cidade está localizada é considerada uma zona histórica e - em Talkeetna, o cargo de prefeito é mais simbólico que funcional, explicou Andi Manning, presidente da Câmara de Comércio local.

O funcionário da prefeitura de Talkeetna, Farrar Skie, responsável pelo bem estardo prefeito conta: Eu cuido dele diariamente e ele é muito exigente. Ele mia (!) e exige ser colocado em uma vitrine longe do contato "pessoal" com turistas. Depois das aparições públicas, costuma tirar uma longa soneca.  Além disso, gato-autoridade usa seu tempo livre para passear por toda a cidade.

Porém, o prefeito dá mais lucro que despesas. Tornou-se uma grande atração turística municipal. Ele atrai centenas de visitantes que param em Talkeena somente para vê-lo em meio à viagens com destino a outros lugares, como Monte McKinley, por exemplo.

Em seus passeios, Stubbs pode aparecer sem aviso em qualquer lugar e surpreendeu um cidadão com sua lealdade e solidariedade. Todd Basillone, proprietário de uma pizzaria (que o gato costuma freqüentar) não esquece: Em 2002, quando meu restaurante sofreu um incêndio ele estava lá; e foi o último a sair.

FONTE: El alcalde de un pueblo de Alaska es un gato (un gato de verdad).
CONTEXTO/Argentina, publicado em 18/07/2012.
[http://www.contexto.com.ar/nota/80959/el-alcalde-de-un-pueblo-de-alaska-es-un-gato-un-gato-de-verdad.html]

Nenhum comentário: