terça-feira, 17 de abril de 2012

Ameaça Dinossauro - Os Possíveis Mundos dos Monstros Inteligentes




USA. O telescópio Kepler, da NASA, examina o espaço cósmico em busca de mundos habitáveis. A investigação sobre localização de formas de vida extraterrestres torna-se cada vez mais especializada e intensa. Porém, existe ao menos um cientista que acha que esse projeto, como um todo, pode ser uma péssima idéia



O químico, PhD - Ronald Breslow sugere que formas de vida com uma pequena diferença na configuração de aminoácidos e açúcares poderia resultar em criaturas terríveis e temíveis, colossais e ferozes como os dinossauros que habitaram a Terra arcana mas inteligentes e capazes de produzir uma cultura tecnológica, como os Homens. O Sauro sapiens.

Breslow conjectura: "Para nós, seria melhor não conhecê-los". E acrescenta que foium golpe de sorte que um asteróide tenha dizimado os dinossauros terrenos deixando a evolução da vida livre para os mamíferos, para as Humanidades.


Os dinossauros poderiam ter evoluído, ter desenvolvido sua inteligência e - então, seriam monstros inteligentes, guerreiros armados cruéis porque manteriam, provavelmente, sua fome por carne fresca e uma completa indiferença pelos outros seres viventes.

O cientista admite a possibilidade deste fenômeno poderia acontecer não significa que efetivamente aconteceu, aqui ou em qualquer outro planeta e explica:

Uma evolução assim implica em um desenvolvimento da vida baseado em D-aminoácidos e L-açúcares. Essas formas de vida, seriam, então, versões avançadas
(intelectualmente) de dinossauros. Considerando essa possibilidade, foi muito bom para os mamíferos que os dinosauros tenham desaparecido da face da Terra.


Em seu estudo, R. Breslow examina o mistério milenar da razão pelaqual os aglomerados de açúcares do DNA e do RNA, os materiais genéticos, na Terra, existem - principalmente, predominantemente, na peculiar orientação que hoje se observa.

Porque existem ao menos duas orientas possíveis, para a esquerda e para a direita, que espelham, uma a outra como acontece com as mãos.

O surgimento da vida, por exemplo, depende de proteínas conterem apenas uma forma quiral * (orientada) de aminoácidos, para a esquerda ou para a direita.

(* QUIRAL. propriedade que distingue um objeto de sua imagem especula, observada superficialmente ou seja, uma propriedade que, na química e bioquímica somente é percebida pelas lentes dos microscópios)
.


Com exceção de umas poucas bactérias, os aminoácidos de todas as formas de vida terrenas são orientados para a esquerda enquanto a maioria dos açúcares, configura-se na direção oposta.

Essa simetria é denominada homoquiralidade e a ciência desconhece os fatores que a determinam (eu poderia sugerir, dos picos da minha ignorância que, talvez, quem sabe, isso seja determinado pela Inteligência Superior Criadora de todas as Coisas, aquele que os maçons, por exemplo chamam de o Arquiteto do Universo, aquele a quem nós, os macacos pelados chamamos Deus).


Breslow aponta evidências que apóiam a idéia de que ácidos aminados (aminoácidos) incomuns (neste planeta, na época) foram transportados para a Terra primeva, ainda desprovida de seres vivos, por meteoritos cerca de 4 bilhões de anos atrás. (É a velha teoria da Panespermia).

A partir de então, através dessa "fecundação cósmica" (e mitologicamente grega, no mínimo, porque Urano, o Céu - fecundou exaustivamente Gaia; e produziu monstros...) se estabeleceu, enfim - o padrão dos aminoácidos que hoje conhecemos como "normais": os amiboácidos conhecidos como "L" - pela sua geometria, que são as proteínas terrenas e os açúcares chamados de "D", encontrados no DNA.


Porém, nada impede que, em outros quadrantes do espaço sideral, essas partículas de vida não tenham assumido ou não venham a tomar configurações diferentes, fecundando outros planetas como sementes de um tipo de vida superior porém, completamente diverso daquela que se conhece neste orbe. Formas de vida que poderiam ser terrivelmente hostis à curiosidade dos seres humanos. Meditemos...

FONTE: WAUGH, Rob. Welcome to our new lizard overlords: Study suggests alien worlds could be full of super-intelligent dinosaurs.
Daily Mail, publicado em 12/04/2012.
[http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2128650/Welcome-new-lizard-overlords-New-study-suggests-alien-worlds-super-intelligent-dinosaurs.html]


Nenhum comentário: