domingo, 11 de março de 2012

A Magia dos Santuários Megalíticos



Templo subterrâneo Hypogeum de Hal Saflieni, situado na ilha Malta.


ARQUEOLOGIA-MUNDO. Arqueólogos, em diferentes partes do mundo, têm descoberto mistérios científicos espantosos em antigas e monumentais estruturas. Estruturas que exercem influência sobre sons ali produzidos de tal modo que as distorções atuam sobre seres vivos, produzindo efeitos sensoriais e mentais extraordinários.

Edificações monumentais, que foram criadas conforme uma arquitetura bastante específica, foram encontradas em lugares distantes entre si como Irlanda, Malta, sul daTurquia e Peru, por exemplo. Os pesquisadores acreditam que essas imensas câmaras foram projetadas para conduzir e alterar sons provocando efeitos sobre a percepção da realidade.

Um desses lugares é o Templo subterrâneo Hypogeum de Hal Saflieni, situado na ilha Malta. Ali, o conjunto de recintos moldados em pedra tem 6 mil anos de idade. É um projeto complexo que inclui corredores centrais e câmaras curvas. A voz, emitida neste lugar, soa com estranhos ecos reverberantes de modo que aquilo que é pronunciado em voz baixa em um certos pontos pode ser claramente ouvido em todos os três níveis da construção.

Os cientistas investigam os efeitos de certas freqüências de som emitidas no local. Além da propagação e extensão do alcance da voz, os pesquisadores acreditam que determinadas sonoridades produzidas naquele lugar podem alterar as funções cerebrais de seres humanos.

Uma pesquisa realizada em 1994 por uma equipe da Princeton Univerdity constatou esse tipo de efeito acústico em antigas câmaras edificadas em sítios arqueológicos megalíticos tais como: Newgrange, na Irlanda e Wayland Smithy, Inglaterra.

Recentemente, fenômeno semelhante vem sendo investigado em Stonehenge, o quê pode demonstrar que fenômenos análogos são produzidos mesmo em campo aberto. Os estudos sugerem que a propriedade acústica desses locais [é função], resulta de uma combinação específica entre as dimensões das estruturas, as configurações geométricas e a qualidade, o tipo/natureza da pedra.

FONTE: Ancient structures manipulate sound for sensory effects.
IN Press TV/IRAN, publicado em 07/03/201
[http://presstv.com/detail/230427.html]


Nenhum comentário: