domingo, 29 de janeiro de 2012

Mistério: A Chuva de Esferas Gelatinosas Azuis


DORSET/UK. Quinta-feira, 26 de janeiro de 2012. Em Dorset, um condado situado a sudoeste da Inglaterra, uma tempestade de granizo precipitou-se. Fenômeno comum se algo mais que gelo não tivesse caído do céu. Steve Hornsby, um engenheiro de aeronáutica aposentado, residente em Bournemouth, ficou chocado quando encontrou pequenas esferas azuis em seu jardim

Eram cerca de doze pequenas bolas, medindo em torno de três centímetros de diâmetro cada uma. Segundo Mr. Hornsby, pouco antes da tempestade o céu tornou-se amarelo-escuro, uma tonalidade bastante incomum.

Ele saiu de casa para ir à garagem quando a tempestade, que durou poucos instantes, aconteceu. Neste momento percebeu os estranhos objetos na grama. Ele descreve: Era gelatinoso, quase impossível de pegar. Usou uma colher para recolher amostras e um exame superficial revelou que a substância estava contida por uma fina membrana, não tinha cheiro, não era pegajosa e não derretia.

Colocou o material no congelador enquanto tenta descobrir do quê se trata. Ele acredita que as esferas podem ser o resultado de alguma reação química à poluição atmosférica mas, de acordo o Met Office (meteorological), consultado pela BBC, as esferas não são meteorológicas ou não são parte de um fenômeno climático comum. Cientistas da Bournemouth University, como Mrs. Josie Pegg, especulam que as bolinhas azuis podem ser ovos de invertebrados marinhos transportados pelos pássaros.




YOUTUBE Strange Blue Spheres Fall Over England 2012
Behind the Truth CH Uploaded on Jan 29, 2012
[https://youtu.be/IXwFgoWuwfQ]

A pesquisadora esclarece: Estes incidentes de precipitação de substâncias semelhantes a essas esferas já ocorreram antes. Apesar de ser um pouco cedo para a desova (de animais marinhos) podemos considerar (a hipótese porque) tivemos um inverno muito brando. O transporte desses ovos nos pés de aves é bem documentado.Creio que se um pássaro foi apanhado pela tempestade, esta poderia ser a explicação. 

FONTES 
What are the mysterious blue balls that fell from the sky over Bournemouth? 
Daily Mail/UK, publicado em 29/01/2012
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-2093366/What-mysterious-blue-balls-fell-sky
Bournemouth.html?ito=feeds-newsxml] 
Bournemouth resident mystified by 'blue sphere shower' 
IN BBC/UK, publicado em 27/01/2012
[http://www.bbc.co.uk/news/uk-england-dorset-16754531]

Um comentário:

Elder Cordeiro disse...

Que espécie de invertebrado marinho coloca ovos de 3 cm de diâmetro..? E que revoada foi esta pega pela chuva que deixa cair logo 12 ovos..!??