quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Golfinhos São Poliglotas

Golfinhos poliglotas

IMAGEM: ashraf62

Golfinhos. Mais uma vez, esses animais surpreendem os cientistas. Pesquisadores da University of Rennes descobriram que os golfinhos são poliglotas; ao menos quando dormem, segundo foi comprovado até agora. Cinco deles, Peos, Mininos, Teha, Cecil e Amtan, vivendo em cativeiro no parque Planete Sauvage, França - foram observados. Eles "falam dormindo"; e aqueles cinco, emitem sons característicos das baleias durante o sono.

É a primeira vez que este fenômeno é registrado. Novos testes estão sendo feitos para confirmar a proeza. Vinte outros especialistas foram recrutados para comparar os sons emitidos pelos golfinhos com os que são típicos das baleias. A pronúncia e/ou timbre da voz dos golfinhos é tão semelhante aos dos primos cetáceos que 72% dos ouvintes confundiram os assovios com os que são produzidos por baleias.

Os estudos sugerem que os golfinhos praticam a "fala" em outra "língua" durante o sono (e ocultam essa habildade quando estão em vigília, em contato com humanos, treinando para a realização de seus shows). O líder da equipe de pesquisadores, Martine Hausberger declarou: Esta descoberta abre enormes perspectivas para estudos futuros sobre a processos de aprendizagem e das reprezentações mentais dos golfinhos.

FONTE: Dolphins are multilingual!
IN DiscoveryOn, publicado em 26/01/2012
[http://www.discoveryon.info/2012/01/dolphins-are-multilingual.html]

Nenhum comentário: