segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MEGAFLORA HOJE: Gunnera manicata



UK – No Abbotsbury Subtropical Gardens, em Dorset - o exemplar de uma planta sul-americana chama a atenção. A Gunnera manicata ou Ruibardo Gigante possui folhas gigantescas que, em suas dimensões mais comuns, alcançam, no hemisfério norte, um máximo de 2,5 metros (dois metros e meio).

Este exemplar(da foto acima), porém, que 'vive' no Jardim há 30 anos, superou todas as expectativasdos botânicos ingleses para esta estação. Com de um diâmetro superior a três metros! Debaixo dela poderia abrigar-se uma família inteira. O curador do Abbotsbury ...Gardens, Stepen Griffth, acredita que uma alteração climática, (no caso) o verão significativamente mais úmido, deve ser a causa do crescimento exagerado.

Sobre a planta, Mr. Griffth esclareceu: Esta planta veio do Brasil. Ela vive em pântanos e possivelmente gosotu do chão molhado este ano. A porta-voz da Royal Horticultural Society descreveu folha Abbotsbury como 'uma espécie de monstro'. Na Inglaterra, os jardins subtropicais, começaram a ser cultivados em 1765.

....................................


A Gunnera manicata, que os textos de botânica indicam como nativa do Brasil desenvolve-se, todavia, em uma grande extensão ao norte da Américado Sul, dos Andes até quelas áreas úmidas da floresta tropical, na chamada região Amazônica.

Nesse ambiente, que lhe o próprio e ideal suas folhas são naturalmente gigantescas. Alcançam normalmente os 3 ou mais metros de diâmetro, o que faz da Gunnera uma das maiores plantas perenes do mundo.

A Gunnera cresce rápido, são resistentes e são cultivadas mesmo nas regiões mais frias onde adaptam-se mantendo-se 'adormecidas' no inverno.

Apesar de ser considerada um tipo de Ruibardo, na Gunnera não é comestível À primeira vista, ela parece ser uma planta inofensiva mas na face inferior das folhas e tronco, possui minúsculos espinhos que podem surpreender desagravelmente os curiosos.


FONTE: It's a wonderful leaf! Huge Brazilian plant growing in Dorset has 11ft-wide leavesIN Daily Mail, publicado em 19/10/2011
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-2050534/Gunnera-Manicata-Huge-Brazilian-
plant-growing-Dorset-11ft-wide-leaves.html]


Nenhum comentário: