sábado, 2 de abril de 2011

Liz Taylor – Uma deusa, uma lenda & alguns segredos



Entre as estrelas das artes do Contemporâneo e do Pós-moderno, Elizabeth Taylor foi uma das mais fotogradas do mundo. Algumas dessas imagens tornaram-se especialmente icônicas. Como tivessem captado um instante ilustrativo intenso de cada uma das diferentes fases da vida da estrela.

Recentemente porém, logo depois da morte de Liz, um colecionador resolveu divulgar o único retrato nú da atriz até então jamais exibido publicamente (foto acima). Na época, Elizabeth tinha apenas 24 anos. Foi o ator e fotógrafo Roddy McDowall, amigo muito próximo, que fez a foto. Dowall convenceu-a a posar. Mas a foto permaneceu no âmbito da vida privada da atriz. Em 1956, depois que Michael Todd, pediu-a em casamento, ela aceitou e deu a ele o retrato, como um presente. Todd foi o terceiro marido de Elizabeth Taylor.

A união acabou rápido e de maneira trágica. Todd morreu 13 meses depois do dia do casamento, quando seu avião particular caiu durante uma tempestade sobravoando o Novo México.

Em meio à tragédia, não se sabe de que modo, a foto foi parar nas mãos de Penny Taylor, que não é parente da atriz; Penny foi sua assistente e maquiadora. 

Também é desconhecida a trajetória deste retrato, como, em que circunstâncias, quando era considerado perdido, foi adquirido pelo colecionador Jim Shaudis, em 1980. Shuadis nunca expôs a peça mas depois da morte de Liz (em 23 de março de 2011) ele decidiu compartilhar a imagem com os fãs da estrela.

Elizabeth Taylor é uma dessas estrelas que apesar da morte e do tempo, na História desta Humanidade, nunca será esquecida. Sua biografia repleta de episódios entre o glamuroso, o trágico e o insólito fizeram de sua figura uma lenda, de sua vida um filme; uma fonte que ainda vai fornecer muitas manchetes ao mundo.

Numerosos boatos circularam nos midia enquanto ela viveu e inundaram os mesmos midia, logo após sua morte. A fotografia, tão especial em sua profunda revelação de singela divindade na nudez da jovem Elizabeth, é somente uma das surpresas e segredos de Liz que agora aparecem ou reaparecem. Um verdadeiro folclore!

Dizem que a informação de ela nasceu em Londres, que está na certidão de nascimento, seria falsa! Ela teria nascido, de fato, em um vilarejo em Cheshire, onde seus pais, Sara, atriz e Francis Taylor - marchand (um negociante de arte), participavam de festas de swingers, muito mal vistas na localidade. Por isso, talvez, alegam também que Francis não era seu pai biológico. Este, seria o milionário Cazalet Victor, que tornou-se padrinho dela.

Em 1949, aos 17 anos, Elizabeth escreveu para William Pawley Jr.. Eles eram noivos mas desfizeram o compromisso. Na carta, junto com a qual ela devolvia o anel de noivado, Liz demonstra sua paixão pelas jóias, os diamantes, em especial, que são parte de sua história. Estou com o anel agora. É tão cintilante assim, ao sol. Suponho que esta será a última vez que o terei comigo... Cuide bem dele querido. Meu coração está incrustrado nele.

FONTE: THOMAZ, Liz. A goddess revealed: Intimate portrait of Liz Taylor at 24 seen for the first time. 
 IN Daily Mail/UK, publicado em 02/04/2011 
[http://www.dailymail.co.uk/tvshowbiz/article-1372513/Elizabeth-Taylors-nude-portrait-24-seen-time.html]

Nenhum comentário: