domingo, 27 de março de 2011

Milhões de Dólares: A Preciosa Arte Chinesa


O painel: milhares de soldados pintados em miniatura. Foto: AP


FRANÇA/CHINA – Um painel gigante, em seda, acondicionado em rolo foi vendido na França por 19 milhões de libras (mais de 30 milhões de dólares). A peça, encontrada em um sótão, em Paris, foi vendida em Tolouse (cidade do sudoeste da França) pelo leileiro Marc Labarbe.

A pintura faz parte de uma série. São quatro painéis que reproduzem cenas de manobras militares. Esta, retrata a revista em uma tropa chinesa do século XVIII (anos 1700). O trabalho, minucioso, mobilizou 20 mil homens em sua produção.

Um colecionador de Hong Kong, que preferiu o anonimato, fez o lance vencedor após uma guerra de ofertas entre sete pessoas. A tela de seda possui 79 metros de comprimento. Pertence à época do imperador Quianlong e foi pintada por volta de 1748.

Sobre os outros painéis, sabe-se que um está no Museu do Palácio de Pequim e outro foi leiloado, em 2008, na Sotheby's, em Hong Kong; este último, foi arrematado por 67 milhões e 860 mil dólares.


FONTE: Giant silk China scroll sells for over £19 million.
IN Telegraph/UK, publicado em 27/03/2011
[http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/howaboutthat/8409647/Giant-silk-China-scroll-sells-for-over-19-million.html]




Nenhum comentário: