terça-feira, 29 de março de 2011

Ecumenismo Radical: Congresso de Ocultistas na Catedral


Inglaterra/UK – Em maio, dia 02 (2011) – acontece o festival Spirit of Life, reunindo cartomantes, videntes quiromantes, bolas de cristal, sensitivos, mestres, gurus, todos eles com suas tendas e também workshops, oficinas sobre anjos, massagem oriental, meditação, interpretação de sonhos e até um vigário cuspidor de fogo etc.. O festival de clara temática esotérica new-age será realizado no interior da Manchester Cathedral, sob os auspícios da Igreja Anglicana, Inglaterra.

O evento é polêmico. Em Manchester, os líderes anglicanos decidiram apoiar e hospedar o festival na histórica catedral como uma tentativa de abraçar formas alternativas de cristianismo. O bispo de Manchescter, reverendo Nigel McCulloch, disse que queria celebrar todas as formas de espiritualidade.

Enquanto a evasão dos fiéis cresce na Igreja Católica (Vaticana) por conta do alegado anacronismo de certas tradições, movimento semelhante e contrário ocorre com a Igreja Anglicana. Os protestantes tradicionalistas ingleses, considerando que os Anglicanos afastaram-se demasiado da tradição, retornam ao cristianismo católico apostólico romano como reação (contrária) às concessões recentes de sua antiga Igreja como: ordenação de padres homossexuais e mulheres.

O fato é que Igreja Anglicana está com problemas. Os atendimentos caíram pelo sexto ano consecutivo; as solicitações de casamento (na fé anglicana) também. Neste cenário, a atitude do bispo de Manchester é ainda mais controversa. Ele escolhe contrariar ainda mais o tradicionalismo. O reverendo Nigel insistiu e argumentou que as atividades do festival não são incompatíveis com a fé cristã. Ele diz:

O evento é uma oportunidade para descobrir e explorar antigas e bovas tradições espirituais cristãs, destacando a vida em comunidade, a comunidade da oração diante das imagens, um resgate do espírito franciscano à espiritualidade na música contemporânea. Praticantes de diferentes manifestações da essência cristã estão reunidos para compartilhar seu modo de experiência com Deus. Os ingressos custam 5 libras com entrada franca para menores até 12 anos. Realmente, Meditemos...


FONTE: Church of England row as cathedral opens doors to tarot card readers and crystal healers in 'new age' festival. IN Daily Mail, publicado em 28/03/2011 [http://www.dailymail.co.uk/news/article-1370694/Church-England-row-cathedral-opens-doors-tarot-card-readers-crystal-healers-new-age-festival.html]



Um comentário:

enyta disse...

Hahaha... Boa. Não tem diferença mesmo!