quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ambam – O Gorila Que Prefere Ser Humano



INGLATERRA, UK – Em Port Lympne, o Wild Animal Park próximo da cidade de Hythe, Kent – Inglaterra, vive o gorila Ambam, de 21 anos. Ambam é uma figura imponente e singular: caminhando em seus domínios, no Parque, com uma aparência sisuda, ele chama a atenção pelo seu porte humano. Ele jamais anda de quatro. Ambam "escolheu" andar como um perfeito bípede, ereto, contando com forte par de pernas. Mesmo quando caminha bastante fazendo longa distância ele não se curva.

O "Costas de Prata", pois o pêlo de suas costas largas, de fato, é prateado, está chamando a atenção do mundo, por meio dos midia e muito especialmente a internet, no Youtube, depois que funcionários e visitantes do Parque e uma cientista notaram e documentaram o fenômeno.





Os gorilas, em geral, usam os quatro membros para se locomover. Como são muito pesados, usam as costas bem protegidas de suas mãos para apoiar-se no chão, aliviando o esforço da caminhada. Eventualmente, colocam-se sobre as duas pernas para alcançar galhos de árvores ou para obter visão melhor do seu em-torno. Mas poucos gorilas apresentam a habilidade e, sobretudo, a "preferência" de Ambam de caminhar e permanecer tanto tempo sobre duas pernas.

Ingrid Naisby, que trabalha com o gorila há 16 anos comenta que este comportamento é muito incomum nos gorilas. Ela conta: Ele sempre gostou de ficar de pé e conseguiu esse nível de equilíbrio praticando por iniciativa própria. Ambam chegou a Port Lympne há sete anos e hoje é o maior gorila do Parque. De pé, ele mede 1 m e 83 cm de altura e pesa mais de 200 kg.





O gorila foi filmado pela pesquisadora Johanna Watson durante um trabalho que ela fazia sobre a locomoção de grandes animais. Resultado: Ambam está no YouTube...

FONTE: Ambam, the swaggering silverback gorilla who walks around his pen on two legs.
IN Daily Mail, UK – publicado em 27/01/2011
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-1350765/Gorilla-walks-like-man-filmed-zoo-Kent-Ambam-silverback.html]


Nenhum comentário: