domingo, 25 de julho de 2010

Objeto Fálico Fascina Cientistas




SUÉCIA – Em Motala [cidade da Suécia], em um sítio arqueológico datado da Período Mesolítico* foi encontrado um objeto pré-histórico fálico. Ele foi resgatado do leito de um rio.

Feito tecido ósseo de chifres, foi examinado pelos cientistas que embora reconheçam a semelhança da peça com um pênis, não podem afirmar com certeza se é, mesmo, um pênis e menos ainda querem especular sobre a utilidade ou serventia do objeto. Os cientistas suecos são muito cautelosos. O arqueólogo Gšran Gruber, do National Heritage Board da Suécia, que trabalhou na escavação, comenta que não se pode garantir que uso era feito do osso entalhado.

Bien, o fato é que o pênis objeto arqueológico muito parecido com um pênis é bem antigo, datado entre 4000 a 6000 anos antes de Cristo. Sua conservação é incomum mas a geologia e o clima de Motala contribuíram para a preservação deste artefato, feito de material que, normalmente, teria sido destruído depois de tantos milênios

Mr. Gruber explica o valor do achado: É um material orgânico, por isso é especial. Normalmente, os sítios do Mesolítico nunca fornecem material orgânico. Mas este onde estamos escavando situa-se ao longo da costa. A conservação foi favorecida aqui, pelos sedimentos e camadas de argila do fundo do rio. O cilindro com cabeçote tem 10,5 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro... nada extravagante [embora, repare, parece que stáfaltando um pedaço; eu creio que era um falo de duas cabeças].

Esta não é a primeira vez que um objeto fálico é encontrado em escavações. Em 2005, outro objeto semelhante foi descoberto na Alemanha e este, era bem mais velho: feito de pedra, tem cerca de 28 mil anos de idade.

Os antropólogos procuram não se deixar influenciar por conceitos contemporâneos e cogitam sobre a real utilização deste artesanato. Singelo, Mr. Gruber acredita que esses falos podem ser ferramentas, por exemplo! Afinal, existem exemplares com duas cabeças!... [Eu pergunta, e Daí? Meditemos...]. Ele também não pode determinar se o objeto era usado por mulheres, homens ou ambos. De fato, é preciso ter prudência científica com uma questão de tão fundamental relevância para a compreenção do Ser humano em si per si. Meditemos de novo...


* MESOLÍTICO: É um período antropológico, da pré-história da Humanidade, situado entre o paleolítico [chamado Pedra Lascada] e o Neolítico [chamado Pedra Polida]. As culturas Mesolíticas desenvolveram-se a cerca de 10 mil anos atrás e extinguirem-se com o advento da gricultura.

LINK RELACIONADO: CULTOS FÁLICOS

FONTE: MOSKOWITZ, Clara. Stone Age Carving: Ancient Dildo.
IN Live Science – publicado em 20/07/2010.
[http://www.livescience.com/history/stone-age-carving-ancient-dildo-100720.html]



Um comentário:

Anônimo disse...

tb uso...