domingo, 4 de julho de 2010

Arqueólogos Encontram Restos de Uma Gladiadora



IMAGEM: Jean-Léon Gérôme, 1852

GRÃ-BRETANHA – Em Credenhill, Herefordshire, próximo à cidade de origem romana de Kenchester, arqueólogos encontraram o restos mortais de uma mulher extremamente forte, musculosa, o que sugere aos estudiosos tratar-se uma gladiadora que viveu durante o domínio do Império Romano sobre a região.

O chefe do Projeto Arqueológico, Robin Jackson, explica: Quando vimos as pernas e ossos dos braços, a projeção da massa muscular correspondente parecia indicar alguém do sexo masculino. Mas os exames da pélvis e da cabeça comprovaram que era uma mulher. Com esse porte, essa mulher poderia ser um gladiador feminino. A madeira do caixão se perdeu porém os pregos e tiras de bronze, três grandes correias de sustentação, são indícios de que a peça era bastante custosa. Provavelmente, era um ataúde de madeira trabalhada.

Um caixão de luxo para uma defunta que tem sinais de ter levado uma vida muito dura, descartando a hipótese de ser uma aristocrata supernutrida. Por isso, a idéia de que a defunta era uma gladiadora. Restos de carne, possivelmente uma oferenda e um pote também foram encontrados no túmulo que fica situado sobre uma base de cascalho.

FONTE: Archaelogists find 'muscular' body of British 'female gladiator'.
IN Daily Mail – publicado em 02/07/2010.
[http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1291446/Archaelogists-muscular-body-female-gladiator-Britain.html]



Nenhum comentário: