segunda-feira, 28 de junho de 2010

Segredos da Lua


Que a topografia da Lua é marcada por crateras é fato bem conhecido. Porém, há crateras e outras crateras. Novas fotos da superfície lunar, que revelam mais detalhes da paisagem, captaram a imagem de um raro tipo de buraco selenita: os poços. 

Eles são poucos e o mais recentemente fotografado é grande o suficiente para engolir um estádio de futebol inteiro.

Localizado no Mare Ingenii, no hemisfério sul da Lua, o abismo irregular foi visto pela primeira vez através das câmeras de alta resolução da sonda espacial japonesa Kaguya. Depois disso, a Reconaissance Orbiter, da NASA, obteve uma nova foto do grande poço.

O Mare Ingenii, também chamado de Mar da Inteligência, é mais conhecido porque lá ocorrem, com frequência redemoinhos lunares, que são associados a anomalias magnéticas. Porém este poço, em relação aos outros dois conhecidos, está sendo considerado gigante: tem 130 metros de diâmetro.

O ângulo da foto, favorecido pela luminosidade, permitiu identificar que fundo deste poço está repleto de pedregulhos, provavelmente, caídos da superfície, durante o fenômeno sísmico que provocou seu surgimento. 

Os cientistas supõem que esses poços resultam do colapso de cursos de lava que foram subitamente absorvido para o interior do satélite. Além de ser gigante, a peculiaridade realmente intrigante deste poço descoberto no Mare Ingenii é que, nele, os traços de vulcanismo, que deveriam ser evidentes, simplesmente não existem. O Poço Gigante do Mar Ingenii é mais um mistério na lista dos segredos da Lua. Meditemos...

LINKS RELACIONADOS

Mistérios da Lua
Quando a Lua não Existia
Ruínas Lunares & Extraterrestres
 

FONTE: CHOW, Denise. Rare Hole In the Moon Photographed.
IN Space.com publicado em 21/06/2010
[http://www.space.com/scienceastronomy/rare-moon-hole-photographed-100624.html]

Nenhum comentário: