quarta-feira, 12 de maio de 2010

Fóssil Alien: Realidade da Ficção



São Paulo, AFP ̶ Na terça-feira [11/05], palenontólogos brasileiros da Universidade Luterana anunciaram a descoberta de fósseis bem preservados e quase completos de um predador pré-dinossaurico que viveu cerca de 238 milhões de anos atrás, no período Triássico. O Prestosuchus chiniquensis tem em média sete metros de comprimento, pesava 900 kilos [ou quase uma tonelada].

Liderada pelo palentólogo Sergio Furtado Cabreira e pelo biólogo Luico Roberto da Silva a equipe de especialistas encontrou os fósseis na cidade de Dona Francisca, cerca de 250 km de Porto Alegre ̶ RS. Da Silva comenta: É um achado quenós nuncapoderíamos imaginar. A qualidade de perservação e o tamanho dos fósseis são sensacionais. Isso vai nos permitir entender melhor a anatomia do Prestosuchus e é possível que consigamos recosntruir o esqueleto com precisão.

Estes são os úicos fósseis desta espécie que incluem uma bem conservada estrutura óssea das pernas traseiras que, como explica Cabreira, o paleontólogo: Isso nos fornecerá informações mais exatas sobre a locomoção destes répteis incríveis. Os fósseis foram encontrados em uma formação de rochas sedimentares em um local que, há milhões de anos atrás, foi um lago.

Ali, provavelmente, muitos animais herbívoros que paravam para beber água eram tocaiados e atacados por carnívoros como o Prestosuchus. O Prestosuchus, dizem os especialistas, é parente do crocodilo, com sua cabeça larga, crânio profundo, dentes serrilhados e uma longa cauda. Este editor/tradutor, olhando a fuça do Pretosuchus acredita que esse bicho tem um pé no Planeta Alien, repare...

Fonte: Brazil experts find fossils of pre-dinosaur creature
Yahoo News, AFP ̶ publicado em 11/05/2010
[http://news.yahoo.com/s/afp/brazilpaleontologyfossil;_ylt=Aqt_ZcKQtn60luLz18bf_vGs0NUE;_ylu=X3oDMTN1OTdlN3VzBGFzc2V0A2FmcC8yMDEwMDUxMS9icmF6aWxwYWxlb250b2xvZ3lmb3NzaWwEY2NvZGUDbW9zdHBvcHVsYXIEY3BvcwMxMARwb3MDNwRwdANob21lX2Nva2UEc2VjA3luX2hlYWRsaW5lX2xpc3QEc2xrA2JyYXppbGV4cGVydA--]

Nenhum comentário: