quinta-feira, 1 de outubro de 2009

COROT-7b - O Planeta Inferno


Projeção artística do COROT-7b
Photo: EUROPEAN SOUTHERN OBSERVATORY



Astrônomos da Washington University, Saint Louis ─ estado do Missouri [EUA], descobriram um planeta onde chovem pedregulhos e pedras caídos de nuvens feitas de rochas vaporizadas. O estranho COROT-7b gira em torno de uma estrela anã laranja, na constelação de Monoceros, distante da Terra 490 anos luz. O calor de sua superfície é tão intenso que ali as rochas fervem. Um inferno. O COROT-7b tem cerca de duas vezes o tamanho da Terra porém sua densidade similar a este planeta azul. Sua estrela rainha é muito próxima, situada a 1,6 milhões de milhas de distância: 23 vezes mais perto do que Mercúrio é próximo Sol.

Essa proximidade significa que o sistema gravitacional estabelecido na relação do COROT-7b com seu sol anula o movimento de rotação planetária, tal como acontece com a Lua em relação à Terra: somente uma das faces do planeta recebe a luz da estrela enquanto a outra permanece em eterna escuridão. Deste modo, metade do planeta é uma geleira onde a temperatura chaga a 50º negativos; em contraste, a face iluminada é uma caldeira fervendo a 2800º C [centígrados].

Os cientistas ainda não podem determinar com precisão a composição química do orbe mas é certo que as rochas fervem e evaporam formando uma atmosfera mineral. Quando essa atmosfera recebe o choque de uma frente fria proveniente do hemisfério gelado, a rocha vaporizada se condensa formando pedregulhos que se precipitam como chuva no oceano de lava da superfície no hemisfério infernal. O COROT-7b foi descoberto em fevereiro [2009], pelo telescópio COROT, da European Space Agency. Os cientistas da Washington University foram os primeiros a investigar e desenvolver o modelo da atmosfera.

Fonte: CHIVERS, Tom. Hell planet where rock falls as rain found
In Telegrapg, UK ─ publicado em 01/10/2009
[http://www.telegraph.co.uk/science/space/6250618/Hell-planet-where-rock-falls-as-rain-found.html]




Nenhum comentário: