sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Pinda Daan: Um Rito Fúnebre Hindu Para Despachar a Alma de Michael Jackson


Patna, Índia ─ Em Bihar, na cidade sagrada de Gaya, Suresh Narayan, 40 anos, que nunca esteve frente a frente com Michael Jackson, ainda assim, ofereceu um Pinda Daan, ritual hindu [tradicionalmente familiar], para obter a salvação da alma, no caso, da alma do rei do Pop. 

No domingo, 13 de setembro [2009], Narayan falou à Indo-Asian News Service [IANS]: Eu ofereci Pinda Daan para a salvação da alma de Michael Jackson como um tributo a ele. Os rituais [Sharaddha] foram conduzidos pelo sacerdote hindu Swami Raghavachary.

Narayan também não pratica nenhum culto especial à morte todavia, vivendo em Gaya Town, há anos ele vem organizando esses rituais [de passagem] independente de quem seja a pessoa morta, sua casta, raça, nacionalidade, religião etc.. 

Considerando-se uma espécie de ativista social, custeia as despesas cerimoniais com recursos próprios e acredita que esta é uma maneira de servir à Humanidade.

Narayan já patrocinou o ritual para pessoas que morreram em ataque terrorista, em Mumbay, Nova Delhi e Hiderabad; pelos que sucumbiram ao terremoto Gujarat, 2001; pelas vítimas da Tsunami, em 2004; pelos mártires do nove de setembro nos Estados Unidos.

Pitra Paksha Festival ─ Pinda Daan e o ritual Tarpan [Sharaddha] são parte da programação de mais um daqueles incontáveis festivais indianos. O Pitrapaksh [Pitru Paksha], que dura 15 dias! entre 05 e 18 de setembro, é celebrado em honra e proveito da salvação dos ancestrais mortos. 


O Pinda Daan em si mesmo, é uma oferenda e um procedimento destinado a assegurar que o morto fique em paz, significando, desapegado. 

Atraído pelas afeições, paixões e desejos cultivados na vida que acaba de deixar, o Espírito tende a permanecer no mundo dos vivos como um fantasma errante, dominado pela frustração de não mais poder experimentar as sensações da matéria orgânica.

Este Festival e os ritos são feitos em certos lugares sagrados, como as margens do rio Falgu onde, supostamente, existe a marca de uma pegada do Senhor Vishnu. 

A oferta pretende mostrar ao Espírito inconformado o Caminho da Libertação, o entendimento do fim da ligação com o mundo material. 

As Pindas, oferendas, que à primeira vista parecem envoltas em misteriosa fórmula milenar são quitutes mesmo, mais precisamente, bolinhos de arroz cozido, água oferecida aos ancestrais com as mãos e orações personalizadas.

Pitru Paksha [do sânscrito] significa quinzena dos ancestrais [Pitris, denominação que torna bem ampla a noção/linhagem de ancestrais]. O Ritual da morte é chamado Sharaddha ou Tarpan. O alimento oferecido é cozinhado em panelas de prata ou cobre. 

Arroz doce e mingau doce feito com trigo, lentilhas e outros grãos, abóboras, bolos de farinha com manteiga clarificada [tipo manteiga de garrafa indiana], sementes de gergelim e de sésamo negro são servidos em folhas de bananeira ou taças feitas de folhas secas. 

A oferenda do alimento é considerada aceita se um corvo [ou maisde um] se aproximar e comer. O corvo é considerado mensageiro de Yama, o Senhor da Morte, tutor dos Espíritos dos ancestrais. Uma vaca e um cachorro também são ritualmente alimentados.


Fonte: Hindu salvation ritual performed for Michael Jackson
In Economic Times-India Times ─ publicado em 14/09/2009
[http://economictimes.indiatimes.com/Hindu-salvation-ritual-performed-for-MJ/articlesho/5008806.cms]

+ WIKIPEDIA ENGLISH ─ Pitru Paksha [http://en.wikipedia.org/wiki/Pitru_Paksh]

Nenhum comentário: