sexta-feira, 3 de julho de 2009

Forever Young! Mas Nem Tanto...



Brooke Greenberg tem 16 anos mas sua aparência não muda há 15 anos. Ela pesa 7 quilos e tem 80 cm de altura. Corpo e rosto de bebê. Não existe nenhum outro ser humano como ela no mundo. Além de não crescer nem envelhecer, os cientistas descobriram que os orgãos da criança se desenvolvem independentemente do ponto de vista etário. Por exemplo: Brooke tem dentes e cérebro de primeira infância mas a estrutura de seus ossos corresponde à de um indivíduo de 10 anos.

A medicina contemporânea conhece várias disfunções relacionadas à idade. A progeria, que é o envelhecimento precoce super-rápido é uma das mais conhecidas dessas disfunções. Resultado de uma mutação genética, a doença não é comum. No mundo inteiro, atualmente, existem cerca de 20 casos de progeria.

O caso de Brooke parece exatamente o inverso da progeria, embora os exames não tenham encontrado nela nenhum sinal de qualquer doença genética conhecida. Mas o fenômeno é óbvio: ela não envelhece. Os pesquisadores acreditam que o caso de Booke proporciona aos anais da medicina a oportunidade de descobrir como isso acontece.

Espera-se encontrar um gene ou grupo de genes que sejam determinantes do envelhecimento e da morte. No corpo dessa criança que não fala, não se alimenta sozinha, no mistério de sua condição, um bebê aos 16 anos! ─ a ciência pretende encontrar o segredo da juventude eterna.

Fonte: Little girl who does not age hides secret of everlasting youth
In Pravda English ─ publicado em 29/06/2009



Nenhum comentário: