segunda-feira, 27 de abril de 2009

Inferno Muçulmano: Babel na Hora da Reza



RIAD - Arábia Saudita: O governo da Arábia Saudita está tomando severas medidas de repressão contra os sistemas de amplificação de voz utilizados pelas mesquitas no país. O ministro para Assuntos Islâmicos [relacionados à religião] Sheik Saleh al-Sheik determinou que equipes de inspeção fiscalizem as mesquitas da cidade santa, Meca, as de Riad e de outras cidades em todo o reino. A ordem é impedir abusos "acústicos" dos imãs nas cinco chamadas diárias para as orações [Adhan, chamada para oração; a Salah=oração].

Em Medina e outros grandes centros, os imãs, que são os pregadores do culto muçulmano, muito tradicionais quando se trata de regular as roupas das mulheres e as barbas dos homens, não hesitaram em se atualizar nessa questão da chamadas adotando, em um primeiro estágio, auto-falantes; e atualmente, usando sistemas de microfones, de amplificação do som, durante todo o culto.

A hora da reza virou um momento infernal, uma Babel [!]: as vozes dos imãs se confundem em altos decibéis resultando em uma poluição sonora tão intensa que o ritual tornou-se impraticável, porque uma mesquita abafa o som da outra e, evidentemente, as falas desse pregadores não é sincronizada.

As mais prejudicadas, claro, são as mesquitas menores e as pessoas que oram em suas residências. Em Bahah, cidade a oeste do país, os inspetores apreenderam 100 equipamentos em 45 mesquitas. A verdade é esses imãs estão "sem noção". Deus pode ser qualquer coisa, menos surdo. Meditemos... calados.


Fonte: Saudi cracks down on blaring mosque speakers
IN AFP/Yahoo News ─ publicado em 25/04/2009



2 comentários:

Dom Lobo disse...

isso me faz lembrar o que algumas igrejas evangélicas fazem aqui nno Brasil. Até parece que quanto mais alto gritarem, mas fácil será de deus atender...

SOFA DA SALA REVISTA disse...

Disse muito bem, Lupin. Eu também pensei nos evangélicos. Os louvores são uma verdadeira sessão de histeria. No caso dos evangélicos, a falta é ainda mais "gritante" porque contraria o ensimento do meigo Rabi que aconselha: para orar, entra em teu quarto, fecha porta e fala com o Pai que habita lugar oculto em seu ser. Em me pergunto, onde está a fidelidade aos evangelhos nessa hora? Meditemos....