sexta-feira, 13 de março de 2009

Fume Muito, Morra Logo & Ajude o Governo


TÓQUIO: Um médico japonês, cujo nome está sendo mantido em sigilo, declarou em um encontro de profissionais da saúde realizado no Ida Hospital, cidade de Kawasaki, que as pessoas devem continuar fumando porque, assim, morrem logo e ajudam o país [e o mundo!] a economizar, no futuro, as altas verbas que serão gastas com as aposentadorias.

"Está claro que os custos da previdência médico-social vão aumentar com o aumento do número de não-fumantes e com a sobrevida desta população. É melhor que as pessoas fumem muito e morram cedo!" O médico foi severamente criticado pela presidência dos hospital.

Tetsuya Yamamoto, relações públicas do hospital, naquela situação "saia justa" explicou aos midia que o médico estava sendo sarcástico, que lamenta a repercussão de uma frase casual e que ele mesmo é um fumante. 

Não adiantou: ativistas de movimentos anti-tabagismo correram a protestar, irritados, acusando o japonês de reverter o propósito da medicina ao fazer apologia de uma conduta de morte ao invés de se dedicar a salvar vidas!

No Japão, como no resto do mundo, as campanhas anti-fumo aparentemente estão funcionando, como de resto, em todo o mundo. 

O número de fumantes esta caindo: entre os homens, 39,5% abandonaram o cigarro; entre as mulheres, 12,9%. Leis municipais proíbem o cigarro em locais públicos [como no Brasil] e estuda-se a extensão da proibição para bares, restaurantes e outros lugares fechados.

Do jeito que coisa vai, logo construção civil vai ter que erguer edifícios residenciais para fumantes e edifícios residenciais para não fumantes. [A propósito, eu sou fumante e espero morrer antes que os fumantes sejam criminalizados]. Meditemos...

FONTE: Japanese doctor apologises for smoking remark 
[http://news.yahoo.com/s/afp/20090312/od_afp/healthjapansmokingsociety_20090312061629]
In Yahoo News/AFP publicado em 12/03/2009

Nenhum comentário: