segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

China: Rato Gigante



SHANGAI: Um rato! pesando quase 3 quilos, com dentes 2,7 cm, cauda de 30 cm, foi capturado em uma área residencial de Fuzhou, cidade de 6 milhões de habitantes da costa sul chinesa. O "caçador", Mr. Xian, contou que ao ver um aglomerado de gente na rua dirigiu-se ao local e constatou que o motivo da "muvuca" era o roedor giagante. Sem vacilar, atirou-se ao centro das atenções e pegou o ratão de um só golpe.

A seguir, Mr. Xian, de olho em uma renda extra, procurou os jornais locais; afinal, o bicho podia ser uma espécie rara, de valor; isso, sem contar o gesto de coragem ao enfrentar o rato gigante, agarrá-lo pela cauda e depois exibi-lo, seguro pela pelagem do pescoço [como se faz com os cachorros]. Ele declarou com orgulho: "Eu fiz isso! Peguei um rato do tamanho de um gato!"
Ocorre que o rato, apesar de impressionante, não é nenhuma criatura desconhecida ou rara. Não tem nenhum valor científico ou monetário.Examinando as fotos, especialistas indentificaram-o como um Bamboo Rat [espécie, Rhizomys, um rato que habita bambuzais], do qual existem quatro espécies em países como China, Vietnam, Índia, Sumatra, Malasia, Tailândia etc..

Este, encontrado em Fuzhou, em tudo se assemelha ao Rhizomys sumatrensis, ou seja, um rato de bambuzais de Sumatra [maior entre as espécies Rhizomys] e também encontrado no sudoeste da China. Este rato de pesadelo, o "Rato Gigante de Sumatra" é mencionado por Conan Doyle, em uma das aventuras de Sherlock Holmes: The Aventure of a Sussex Vampire [O Vampiro de Sussex].

Os Bamboo rats tem movimentos lentos, vivem em buracos subterrâneos e são considerados pragas que arruinam lavouras de cana-de-açucar e arbustos de chá. Nos países do extremo oriente esses ratos são vendidos nos mercados; na seção de carnes...

O fato é que apesar dos 15 minutos de fama, o captor, Mr. Xian, vendo que não ia faturar nos midia com o ratão, desapareceu da cena; e com ele o pobre roedor. É razoável supor que para não ficar no prejuízo total, Xian deve ter jantado o bicho tirando, assim, algum proveito prático da façanha.

FONTE: MOORE, Malcolm. Giant rat caught in China
In Telegraph/UK ─ publicado em 18/02/2009



Nenhum comentário: