domingo, 1 de junho de 2008

Transplantes: Mistérios da Memória Celular




Em 1995, Sonny Graham, de Vidalia, Georgia [USA] fez um transplante de coração. O doador, Terry Cottle, do condado de Berkeley, Carolina do Norte, 33 anos, tinha se suicidado com um tiro. Feliz com sua nova chance de viver, Graham, agradecido, começou a escrever cartas para a família de Cottle. 

Em 1997, foi a conhecer a viúva do doador, Cheryl, na época, com 28 anos. Sentiu como se já a conhecesse a anos; não podia tirar os olhos dela. Em 2001, ele comprou uma casa em Vidalia e Cheryl se mudou para lá com os três filhos. Três anos depois, transplantado e viúva se casaram e formaram uma família com seis filhos e seis netos. 

Ele tinha se aposentado e parecia plenamente realizado. Na terça-feira, 08 de abril de 2008, aos 69 anos, Sonny Graham se matou com um tiro na garganta. Uma atitude que deixou perplexos todos que o conheciam.


Em maio de 2007, uma mulher, Cheryl Johnson, 37 anos, de Penwortham, Preston, recebeu um fígado novo. Ela, que antes somente lia novelas baratas, passou a amar Dostoievsky e outros autores clássicos, como o doador, um homem de 59 anos que tinha morrido de aneurisma. 

Esse fenômeno, chamado pelos acadêmicos norte-americanos de "memória celular", consiste na mudança de personalidade daqueles que recebem os órgãos transplantados e começam a manifestar hábitos, gostos e atitudes característicos do doador. 

Uma mulher que sofria de vertigem de altura, tornou-se alpinista. Um homem que detestava chocolate, tornou-se chocólatra. Uma menina de 7 anos passou a ter pesadelos: via a si mesma sendo assassinada depois de receber o coração de uma criança que morrera assassinada. 

Uma adolescente australiana de 15 anos teve o tipo sanguíneo modificado depois do transplante de fígado. Memória celular: mistério da vida e da morte que os cientistas não conseguem explicar. Meditemos...


FONTE: THOTHWEB
New kidney 'changed my whole personality'
Man with suicide victim's heart takes own life

Um comentário:

celio1963 disse...

Tema para um monte de filmes não faltam!!!