domingo, 10 de maio de 2015

O Horrendo Verme-Vampiro das Ilhas, Lagos e Mares do Mundo



+ USA. A Horrenda Lampreia Gigante
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2013/02/a-horrenda-lampreia-gigante.html]
+ O Horrendo Verme-Cobra da Argentina
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2014/03/vermecobra.html]


BIOLOGIA FANTÁSTICA. O verme do vídeo, gravado na Tailândia, é um Enopla, pertencente à família (filo) Nemertean, (que também inclui as sanguessugas) - também conhecido com verme-fita (cinta gusano).

Os vermes Nemertea vermes, quase sempre marinhos, são considerados como os animais mais 'longos da fauna planetária. Seu corpo, muito flexível, o quê evidencia uma vigorosa musculatura, pode alcançar até 60 metros de comprimento. Todavia, os Enoplas - como o que aparece no video acima, em geral - são pequenos, medindo entre 1 a 10 cm de comprimento mas, existem maiores.

De fato maior parte deles é aquático, podendo viver em águas doces e salgadas, tropicais e subtropicais. Todavia, há 13 espécies de nemerteans terrestres conhecidas. Nesse caso, os terrestres, sua distribuição tende a se restringir a um território insular (em ilhas) onde habitam lugares úmidos e madeira podre. 



O ferrão identifica este exemplar como um verme nemertean Enopla. O tamanho, indica que, provavelmente foi recolhido em terra ou em ambiente úmido, como as margens de uma lagoa.

Outra característica deste tipo de Nemertea é o aguilhão, o ferrão localizado pouco acima de seu único orifício notável, sua boca - que serve também para outras funções metabólicas e mecânicas, como externar sua temível tromba.

A tromba secreta de substâncias várias, desde as próprias fezes, até as tóxicas,  mais um recurso de defesa da criatura. O ferrão longe de ser mero capricho da Natureza, é uma arma que expele veneno.

Quando acasalam-se, o sêmen, contendo uma substância tóxica, protege a fêmea da aproximação de predadores: peixes e crustáceos, como o caranguejo. Quando postos em um aquário, que é um ambiente limitado, fechado - os vermes-fita liberam toxinas poderosas o suficiente para matar todos os peixes daquele habitat.

Sentindo-se ameaçado, o verme-fita regurgita, na forma de uma gosma filamentosa, o que quer que tenha no estômago junto com suas toxinas. Este recurso é muito útil para deter um inimigo a fim de que o verme possa fugir ou, ainda, para que tenha tempo de capturar uma presa.

Os Enopla alimentam-se, muito frequentemente, agindo como parasitas ou vampiros. Se podem ser alimento para crustáceos, não raro, atacam esses mesmos crustáceos, perfurando-os com o ferrão e, introduzindo sua tromba ou mesmo, entrando de corpo inteiro no organismo do outro. Uma vez instalados, passam a sugar a matéria orgânica da vítima.

No caso dos caranguejos, são capazes de sondar as entranhas de animal fêmea, localizar e predar o ovos. Eventualmente, consomem também pequenas algas, plancton, larvas de insetos (os terrestres) e unicelulares em geral.

São comuns, em mares tropicais e subtropicais em todo o mundo, embora não se mostrem facilmente. Sua morada preferencial é o fundo do mar, em ninhos de areia lamacenta.

Na Grã-Bretanha, por exemplo, podem ser achados facilmente. Ali, em 1864, um verme dessa família, indivíduo adulto medindo cerca de 55 metros, foi encontrado, encalhado em St. Andrews - Escócia, depois de uma tempestade.

+ USA. A Horrenda Lampreia Gigante
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2013/02/a-horrenda-lampreia-gigante.html]

http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2013/02/a-horrenda-lampreia-gigante.html 

+ O Horrendo Verme-Cobra da Argentina
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2014/03/vermecobra.html]

http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2014/03/vermecobra.html

FONTES
YOUTUBE. น่ากลัว หนอนทะเล เป็นแบบนี้  (tailandês)
Manchester แมแน RUT CH, Published on May 3, 2015
[https://www.youtube.com/watch?v=mxtKxlR5yqM]
Trad. Lygia Cabus
Complementar: Wikipedia/english. ENOPLA
[http://en.wikipedia.org/wiki/Enopla]

Nenhum comentário: