quarta-feira, 20 de maio de 2015

Matamatá, A Tartaruga Jurássica do Brasil



BRASIL. Estado do ACRE. Na segunda-feira, 11 de Abril, o designer gráfico Edson Souza, 34 anos - em uma fazenda próxima à cidade de Xapuri, distante 188 km da capital do estado, Rio Branco, pescando com rede em um açude local - capturou uma estranha tartaruga. O animal tem um aspecto jurássico. É uma tartaruga-sauro.

O animal estava extremamente cansado depois de muito lutar para escapar da rede. As pessoas ficaram surpresas ao ver a criatura, desconhecida por todos que testemunharam seu resgate.

O biólogo Moisés Barbosa identificou a tartaruga. Conhecida como "matamatá", apesar da aparência exótica, ela é catalogada.

Seu nome científico é Chelus fribriatus, um réptil típico da região amazônica em áreas de igapó (igarapé, mata alagada) e açudes, principalmente em ambiente onde a água é escura, parada, onde existem matas preservadas. Alimenta-se, principalmente, de peixes.

A Matamatá tem uma carapaça cheia de ondulações irregulares de aspecto áspero. Barbosa explicou a estranha aparência do Chelus fribriatus: É um animal pré-histórico que habita o planeta entre 250 e 300 milhões de anos.

É um dos espécimes mais antigos, que não se modificou muito ao longo das Eras. Tem um pescoço grande e largo. cheio de barbatanas flexíveis.

Na água, essas barbatanas têm um movimento ondulante o quê as faz parecer algas. Isso funciona como uma camuflagem, que permite a aproximação dos peixes, suas presas potenciais.

FONTE
'Parece um dinossauro', diz jovem que pescou tartaruga exótica no AC
OLHAR DIRETO/BR, 14.May.2015
[http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Parece_um_dinossauro_diz_jovem_que_pescou_tartaruga_exotica_no_AC&edt=22&id=396854]

Nenhum comentário: