sábado, 30 de maio de 2015

As Estranhas Bolhas Negras Que Cobriram as Praias de Los Angeles


USA. CALIFORNIA. MEIO-AMBIENTE. PLANETA LIXO. Na costa sul do estado norte-americano de California, um trecho de duas milhas (pouco mais de 3 km) foi interditado ao público depois que uma substância semelhante ao alcatrão, de cor preta - substância essa - ainda não identificada, cobriu as areias das praias.

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles (The Los Angeles Fire Department) informou que a presença de globos daquele material foi comunicada às autoridades pelos salva-vidas que atuam no trecho - em Manhattan Beach. 

Os glóbulos negros começaram a aparecer as 10 horas da manhã de quarta-feira - 27 de maio (2015), deixados na praia pela maré e foram se depositando na faixa litorânea ao longo de duas horas.

A Guarda Costeira e outras agência (de controle ambiental) dos Estados Unidos coletaram amostras que estão sendo analisadas.

Já foi especulado que essa 'poluição pode estar relacionada com um vazamento de óleo ocorrido na semana passada (terceira semana de maio, 2015) em Santa Barbara County - 160 km a norte, depois que um oleoduto explodiu liberando mais de 100 mil galões de combustível nas águas.

Naquele incidente, cerca de 10 focas e leões marinhos foram resgatados cobertos de óleo. Alguns animais morreram, incluindo lagostas e pelicanos.

Porém, cientistas da organização ambiental Heal the Bay (Cure a Baía) - Sarah Sikich e José Bacallao, consideram essa conexão improvável.

Em entrevista à KTTV, Sikich e Bacallao disseram que a substância parece ser uma combinação de aglomerados de óleo (petróleo) e alcatrão. praia está coberta por milhares dessa densas bolhas, algumas do tamanho de uma bola de beisebol, outras, do tamanho de uma bola de futebol.



ÓBVIO COMO SEMPRE. Autoridades de saúde pública aconselharam os moradores a evitar contato com a água, areia molhada ou qualquer elemento proveniente da área interditada. O contato com a substância que forma as bolhas pode causar irritação na pele e resultar em problemas de saúde a longo prazo.

Apesar da situação, a9nda na quarta-feira, não havia indícios de que os animais, como os peixes ou aves da região - tenham sido afetados. 

A porta-voz da Guarda Costeira, Charlene Downey informou: 'As praias estão fechadas até que se tornem seguras... As praias interditadas são, especificamente: El Segundo, Manhattan, Hermosa e Redondo. 

NA SEXTA-FEIRA, 29 de maio
, as 6:30 da manhã as praias foram liberadas. No entanto, segundo a Guarda Costeira, 48 horas depois do fenômeno os resultados dos exames de laboratório continuam inconclusivos. Significa: os especialistas não sabem do que é feita a Bolha Negra das praias de Los Angeles.


FONTES
Unidentified tar-like substance washes up on southern California beach
FOX NEWS, 28.05.2015
[http://www.foxnews.com/us/2015/05/28/unidentified-tar-like-substance-washes-up-on-southern-california-beach/]
Mystery pollution shuts California beaches
SKY, 30.05.2015
[http://www.skynews.com.au/news/world/nthamerica/2015/05/30/mystery-pollution-shuts-california-beaches.html]
Beaches reopen, tar-ball mystery still unsolved 
THE BEACH REPORTER, 29.05.2015
[http://tbrnews.com/news/beaches-reopen-tar-ball-mystery-still-unsolved/article_aaa6f7de-0672-11e5-842e-5f90a8de5f54.html]

Nenhum comentário: