segunda-feira, 27 de abril de 2015

Governo Romeno Proíbe Dracula Park

  texto recuperado, 14.04.2006 
 


O projeto original do complexo de lazer e cultura Dracula Park incluía: hotel, espaço para palestras, biblioteca, praça de alimentação, galeria de "arte do mal", jardim-labirinto, teatro, discoteca e o Castelo do Conde Drácula. 

+ A Maldição do Drakula Park, 2015
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2015/04/dracula227.html]  


ROMÊNIA. A Igreja Cristã Ortodoxa Romena recebeu como uma vitória a decisão governamental de embargar a abertura do Dracula Park ou Dracula Land, um complexo de entretenimento próximo a Bucareste (capital do país).

O projeto, lançado em 2001, propunha-se a explorar a fama legendária do vampiro mas famoso do mundo. A decisão governamental baseou-se na constatação de irregularidades e atrasos nos planos de implantação do parque.

O Primeiro Ministro, Calin Popescu-Tariceanu, anunciou em março o cancelamento do contrato com a Dracula Ink., empresa americana encarregada de construir o parque temático em uma área de 460 hectares em Snagov.

Constatin Stoica, porta-voz da Igreja comentou: "Nossa Igreja foi contra este projeto desde o início. O mito de Dráula não tem nenhuma relação com a história da Romênia; esta ideia tem sido rejeitada por historiadores. Além disso, o projeto é mal concebido e sua localização, em Snagov, é particularmente inapropriada".

Acredita-se que em Snagov encontra-se o túmulo de Vlad Tepes ou Vlad, o Empalador, governante da Valáquia que viveu no século XV (anos 1400) e inspirou a criação da personagem "Drácula", do escritor irlandês Bram Stocker, em 1897. Vlad Tepes ficou conhecido por seu temperamento sanguinário e sádico que fazia do empalamento de suas vítimas entretenimento em seus festins.




O Dracula Park não foi muito além do papel. Seus idealizadores não conseguiram sequer definir o local de instalação do complexo. Vlad Tepes tem seus admiradores pelo mundo mas, na Romênia, o Vlad Empalador é uma lembrança sombria que os romenos preferem não destacar na biografia do príncipe ue foi, igualmente, um herói da pátria, defensor dos cristãos, libertador do jugo e ameaça dos turcos mulçumanos.

O Projeto foi concebido em 2001. Sua construção foi anunciada pelo então Primeiro Ministro, Adrian Nastase. O parque deveria ser uma atração para milhões de turistas gerando mais de três mil empregos.

Nos planos originais, o complexo seria localizado próximo ao local de nascimento de Vlad Tepes, em Sighisoara, na Transilvânia. A mudança para Snagov foi decidida depois de pressões da população de Sighisoara, que se posicionou contra a instalação do parque no local.


Anunciado, em março de 2001, segundo a previsão, a inauguração do Parque seria em 2002. A notícia da construção de Dracula Land provocou polêmica: enquanto os defensores alegavam que Vlad Tepes era um herói nacional e o projeto seria positivo do ponto de vista econômico, outros, contrários, argumentaram que o parque comprometia a imagem da Romênia; isto, porque Vlad Tepes não é uma figura que se pode qualificar como simpática. Ele é o Vampiro dos Vampiros, um morto-vivo bebedor de sangue humano.

Apesar do caráter macabro da personagem-tema do parque, os idealizadores defenderam a ideia; o Dracula Park incluiria o Dracula Institute, com salas de conferências, seminários, biblioteca, hotel, restaurante e galeria de arte temáticos, discoteca, cinema, teatro e outros serviços.

O Vampiro romeno tem muitos admiradores; existem mais de quatro mil grupos, associações e clubes dedicados a ele em todo o mundo, garantia de um fluxo de visitantes altamente rentável; mas, com os atrasos intermináveis, que mais parecem uma maldição do morcego, o embargo da obra foi inevitável e o projeto parece destinado ao esquecimento.

Uma grande decepção para os fãs do "Morto que Anda" e um reforço a mais para a aura de maldição que acompanha, tradicionalmente, o "Empalador".

+ A Maldição do Drakula Park, 2015
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2015/04/dracula227.html] 



FONTES 
LUXMORE,  Jonayhan. Cancellation of Dracula Park hailed as victory by Romanian church
IN ECUMENICAL NEWS INTERNATIONAL - publicado em 06/04/2006
[http://paranormal.about.com/gi/dynamic/offsite.htm?zi=1/XJ&sdn=paranormal&zu=http%3A%2F%2Fwww.eni.ch%2Farticles%2Fdisplay.shtml%3F06-0305]  
Romania builds Dracula Land
IN NEWS BBC - publicado em 22/03/2001
[http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/1234648.stm]
tradução e adaptação: L.C.

Nenhum comentário: