terça-feira, 1 de abril de 2014

INDIA-CONEXÃO VOO MH370. UMA IRRELEVANTE COINCIDENCIA: A QUEDA DE UM AVIÃO DE BUSCA.


 
C-130/KC 3803. Acidente súbito e fatal. Tripulação de militares experiente, não emitiu nenhum alerta  de problemas.

INDIA-CONEXÃO VOO MH370. 28 DE MARÇO DE 2014. Na sexta-feira (28/03/14) pela manhã, um dos novos aviões C-130 J Super Hercules da Força Aérea da Índia caiu 116 km a oeste de Gwalior, perto da aldeia de Karauli - na fronteira Rajasthan-Madhya Pradesh, pouco depois de decolar de Agra (cidade do estado de Uttar Pradesh).

Todos os cinco militares à bordo morreram. O C-130/KC 3803 é um dos maiores aviões de transporte do país, um avião de carga e estava em missão de treinamento quando ocorreu o acidente. 


Seria só mais um acidente aéreo. Todavia, neste caso específico existe uma coincidência... curiosa. Este avião, especificamente, foi usado pela Índia nos esforços de busca do desaparecido voo MH370 da Malaysia Airlines.

O acidente causou surpresa Força Aérea porque aquela aeronave estava em boas condições técnicas e a cabine de comando não emitiu nenhum alerta de problemas nem qualquer sinal socorro antes da queda, extremamente súbita.

Em operação desde 2010, o avião foi vendido à Índia - em um lote de seis iguais - pelos Estados Unidos. Entre os mortos, o comandante Prashant Joshi, um aeronaura militar experiente, o segundo comandante do esquadrão 77º Veiled Vipers. Além dele, morreram: o copiloto, comandante Raji Nair; o piloto reserva, líder de esquadrão, Kaushik Mishra; outro piloto de esquadrão, Ashish Yadav, operando na navegação e o subtenente KP Singh.


A CAIXA PRETA

A Caixa Preta do C-130/KC 3803, os conectores do gravador do dispositivo e o cartão dentro do Cockpit Voice Recorder (CRV) foram recuperados pela Força Aérea Indiana mas... por ter sofridos danos grave... na manhã de domingo - dia 30 de março - foi enviada para os Estados Unidos para ser periciada com a ajuda do fabricante, Lockheed Martin, com o propósito de extrair e decodificar os dados.

Segundo 'um porta-voz da Força Aérea Indiana a medida foi tomada... Para evitar qualquer perda de dados ao tentar 'decodificar o equipamento, decidimos enviar a caixa preta para os Estados Unidos. O atraso na decodificação dos dados da caixa preta significaria um atraso na determinação da causa do acidente.

FONTES
SINGH, Rahul. Five killed as IAF's Super Hercules plane crashes.
HINDUSTAN TIMES, 28/05/2014
[http://www.hindustantimes.com/india-news/iaf-s-latest-super-hercules-plane-crashes-near-gwalior/article1-1201382.aspx]
5 officers killed as IAF’s new showpiece Super Hercules crashes near Gwalior.
INDIA EXPRESS, 29/03/2014
[http://indianexpress.com/article/india/india-others/5-officers-killed-as-iafs-new-showpiece-super-hercules-crashes-near-gwalior/]
Indian Air Force C-130 Crashes.
THE DIPLOMAT, 28/03/2014
[http://thediplomat.com/2014/03/indian-air-force-c-130-crashes/]

Nenhum comentário: