segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Bola de Fogo nos Estados Unidos



LINK RELACIONADO
LIXO ESPACIAL. Houston, We Have a Problem...
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2009/02/houston-we-have-problem.html]

EUA. 27 DE SETEMBRO DE 2013. Pouco antes da meia-noite (23:33 h), em Indiana e nos estados vizinhos, uma surpreendente bola de fogo, emitindo uma explosiva luz azul, surgiu nos céu norte-americano. 

Em poucos segundos, os serviços de emergência foram acionados - através do número telefônico 911 - por cidadãos preocupados e assustados com o fenômeno.

Segundo o  National Weather Service (Serviço Meteorológico Nacional) o clarão foi, apenas e provavelmente, provocado pela a queda de um... METEORITO! OU... um equipamento espacial qualquer que colapsou e despencou, ou seja, lixo espacial. 

A American Meteor Society, somente este ano houve 13 incidentes deste tipo somente em território nacional. Não há registro de danos.


Na imagem acima, uma projeção científica do aspecto da estratosfera terrestre cercada de equipamentos que vem sendo lançados, desde de a segunda metade do século XX, indiscrimidamente (ou irresponsavelmente), especialmente satélites de comunicação, comerciais. 

A maioria desses objetos, como qualquer eletrodoméstico, um dia, para de funcionar e vira lixo espacial, que, inevitavelmente, sujeitos à lei da atração gravitacional, desprovidos de propulsão própria, cairão na superfície do planeta.

LINK RELACIONADO
LIXO ESPACIAL. Houston, We Have a Problem...
[http://sofadasala-noticias.blogspot.com.br/2009/02/houston-we-have-problem.html]

FONTE: Fireball Shoots Across Midnight Sky In US.
SKYNEWS, 29/9/2013
[http://news.sky.com/story/1147798/fireball-shoots-across-midnight-sky-in-us]

Nenhum comentário: