terça-feira, 18 de junho de 2013

Sereias, Um Assunto Proibido

As Sereias do Animal Planet & O Massacre dos Cetáceos
Pelos Sonares Marinha Norte Americana - Verdade e Ficção
por Lygia Cabus

[http://www.sofadasala.com/historiaearqueologia/sereias03.htm]

LINK RELACIONADO
17/06/2013
[http://www.sofadasala.com/historiaearqueologia/mermaidsmysterycast.htm]


Depois da primeira exibição de MERMAIDS, THE BODY FOUND (em 27 de MAIO DE 2012, houve uma inundação de publicações de artigos e "notícias" que se repetiam duas tendências: crentes e descrentes... Nas sereias.

Entre os midia, os descrentes eram (e são) os jornais tradicionais e muito bem conceituados. Os crentes, eram (e são) os  "tabloides sensacionalistas" e os sites e blogs místicos e conspiracionistas. Em ambos os casos, foram predominantes as manchetes chamativas e os textos superficiais.

Os descrentes afirmam: Tudo aquilo é somente uma ficção! é fake, hoax, falso, farsa. O Dr. Robertson é um ator. Foi tudo representação. E - ainda, afirmam sem exibir qualquer tipo de registro oficial que a própria produção do Discovery - Animal Planet declarou que todo o material do documentário é "cinema", pura fantasia!

No entanto, os midia e o governo norte-americano mobilizaram-se rápida e intensamente para desacreditar o Documentário e, agora, em 2013 - a Reportagem Especial MERMAIDS, THE NEW EVIDENCE*, exibido em 26/05/2013.

Uma nova enxurrada de matérias foram e têm sido publicadas negando o teor jornalístico dos programas difundindo a ideia de que a audiência que crê naquelas hipóteses é composta de pessoas impressionáveis e fantasiosas. ...

Mais importante que o Hipótese da existência de sereias, o Documentário contém uma importante denúncia de crime ambiental que vem ocorrendo em âmbito global: o extermínio de cetáceos...  

...estabelecendo uma relação entre o uso de avançados sonares de Forças Armadas Navais e a mortandade em massa daqueles mamíferos marinhos com um possível agravante - estar matando, junto com baleias e golfinhos, uma espécie ainda ignorada de mamíferos aquáticos humanóides. 


TUBARÃO

Em meio a inúmeros comentários ligeiros e superficiais sobre o DOCUMENTÁRIO, poucos se detêm no fato de que o achado do "mamífero marinho não identificado" foi um acaso na trajetória da equipe do NOAA em sua investigação protocolar e atividade de pesquisa sobre a causa da morte massiva das baleias.

Foi com o objetivo de partilhar informações, que aqueles cientistas da NOAA viajaram, em 2005 -  até a África do Sul, onde - restos mortais, poucos, mas ainda frescos, de uma criatura desconhecida - foram encontrados,  por pescadores, dentro de um tubarão.


CONFISCO

Não foi a equipe do NOAA que suscitou o clima suspeito que passou a envolver aquele achado. Foi a incisiva ação da polícia sul-africana (na University of Capetown - África do Sul, em 08 de agosto de 2005) e das instâncias burocráticas governamentais. 

Depois de muito protelar - sem apresentar justificativas - a liberação do material coletado pelos pesquisadores norte-americanos, finalmente, sem aviso, às 5 horas da manhã, o laboratório da perícia científica foi invadido por numerosos agentes que consfiscaram tudo em que puseram as mãos, levando os restos mortais em si - da criatura, as amostras de DNA, de tecidos, ossos, computadores com dados de pesquisa...


CRIATURA CENSURADA


Enquanto nas telas, seja para o elogio, a crítica ou o sarcasmo,  continua o sucesso das MERMAIDS do ANIMAL PLANET, as personagens reais em meio às figuras fantásticas da computação gráfica, os cientistas cuja descoberta e ousadia renovaram o tema das Sereias, enfrentaram e ainda estão enfrentando o boicote de suas carreiras, o achincalhe de seu nome e até a dúvida pública quanto à real existência deles próprios.

[http://www.sofadasala.com/historiaearqueologia/sereias03.htm]

LINK RELACIONADO
17/06/2013
[http://www.sofadasala.com/historiaearqueologia/mermaidsmysterycast.htm]

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Lygia,

A história mostrada no "documentário" da Discovery é realmente falsa. Nenhum cientista existe realmente. Veja o ator q faz o Dr. Paul no papel de outro cientista, "Mark Hoyt", em outro falso documentário, de 2008,"The Goblin Man of Norway":

http://www.youtube.com/watch?v=xuYx-Cy8ExA

Vou te mandar um e-mail com mais detalhes.

Abraços,

Luiz