terça-feira, 29 de maio de 2012

Os Navios-Fantasmas do Mar de Aral



UZBEQUISTÃO, Ásia Central. Na região em torno do Mar de Aral também conhecido, em português como Mar da Ilhas, na verdade um dos maiores lagos de água salina do mundo, encontra-se paisagem muito estranha: numerosos navios respousam em terra seca. 

Estes navios são relíquias de um tempo no qual o Mar Aral era repleto de peixes proporcionando uma intensa atividade de pesca comercial e de subsistência.



Hoje, são navios fantasmas revelados pela diminuição do nível das águas do Aral ocorrida nos últimos 50 anos, resultado do desvio do curso rios afluentes, um processo que começou em 1940 por iniciativa do governo da antiga União Soviética a fim de fornecer água potável para as cidades próximas e, mais importante, para a irrigação de campos agrícolas, especialmente da cultura do algodão. 

Na verdade, são dois lagos - que se comunicam através de canais e que hoje ocupam uma área de apenas 6.800 km² - quando, em 1960, apenas um dos lagos extendia-se por 60 mil km².


Extinção. ESQ.: O Mar de Aral em 1989. DIR.: Mar de Aralem 2008.


Além da diminuição do volume das águas, o Mar de Aral tornou-se um foco de poluição, resultado do descarte de substancias tóxicas, restos dos fertilizantes utilizados nos campos cultivados. Atualmente, aquelas são águas insalubres que contêm, por exemplo, agentes cancerígenos.

Em 2005 foi iniciada uma ação de recuparação dos lagos com um projeto de barragem através da qual pretende-se aumentar o nível das águas, reduzir a salinidade, diluir apoluição e promover o retorno da vida, que extinguiu-se no Aral e em suas margens, que já foram o habitat de inúmeras espécies de animais selvagens. 

O secretário-geral das Nações Unidas, o sul-coreano Ban Ki-Moon (2012, no cargo desde 2007) classifica a deterioração do Mar de Aral como ...um dos piores desastres ambientais de nosso tempo.

FONTE: WREN, Eddie. The eerie, rusting 50-year-old ghost ships which are the only reminder that this desert used to be a sea.
IMAGENS: Martijn.Munneke's.
DAILY MAIL, publicado em 28/05/2012.
[http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2150764/Pictured-The-eerie-rusting-50-year-old-ghost-ships-reminder-desert-used-sea.html]

Nenhum comentário: