domingo, 4 de março de 2012

Os Estranhos Poços de Lama da Colômbia




COLÔMBIA. No distrito de Jaraba, município de Santa Ana, a população está alarmada com o aparecimento de estranhas formações telúricas (geológicas) que estão sendo entendidas como "pequenos vulcões". As formações, que surgem do nada são como buracos que secretam um material semelhante ao lodo porém, a cor é cinzenta. O fenômeno tem sido tema de especulações não somente pelos moradores do local mas, também, tem de alguns estudiosos amadores.

As pessoas que moram eno município contaram que estas poças de lama têm aparecido nos últimos meses. Já são mais de 20 os poços do estranho lodo que surgiram na superfície da terra, todos localizados às margens de pântanos. A maior procupação, por enquanto, é com as crianças que transitam na região. Mas o perigo e o desconforto atingem toda a população porque pescadores, pessoas e animais freqüentam os pântanos. Alguns costumavam banhar-se ali; animais, (ainda) consomem a água para saciar a sede.

O medo tem fundamento. As formações aparecem de repente. Os professores de escolas fundamentais, Nelcy Caamaño, Javier Ortega, Luiz Mirna Matute, Silvana Gutierrez, Lidibert Portela e outros, que trabalham muito tempo naquela localidade, relatam que várias pessoas e animais já caíram nos poços e somente não se afogaram ou, não foram tragados - porque receberam, oportunamente o socorro de pessoas que estavam próximas aos locais dos acidentes.




Um dos resgates, porém, demandou um esforço intenso: uma vaca e um burro, em dois lugares diferentes, caíram nestes lodaçais. Ficaram presos e foram necessárias muitas pessoas para resgatá-los já que a substâcia lodosa tem um "magnetismo", como se sugasse suas vítimas, como areia movediça, o que não permite a fácil remoção dos ficam presos na substância.

Os cidadãos Santiago Morales e Luis Alberto Beleño levantaram a hipótese de que o surgimento dos poços pode ser resultado de exploração petrolífera, feita no passado por empresas dp ramo. Sem resultados positivos, já que a região permanece abandonada pelos poderes públicos como indica a difícil situação dos moradores do distrito de Jarabá.

Alguns esotéricos e mesmo ecologistas poderiam chamar essas formações lamacentas de feridas purulentas da Terra nos dias do fim de um Tempo, remetendo às previsões de antigos profetas que, em suas visões, contemplaram o planeta revolto, produzindo frutos mortais, envenado e envenando aqueles que o tem violentado ao longo dos séculos. Meditemos...

FONTE: Un volcán alarma los habitantes del corregimiento de Jaraba.
IN MANGANGUE HOY, publicado em 03/03/2012
http://maganguehoy.com/index.php?option=com_content&view=article&id=642:un-volcan-alarma-los-habitantes-del-corregimiento-de-jaraba&catid=36:regionales&Itemid=58


Nenhum comentário: