quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Mistério dos Relógios da Sicília


ITÁLIA – Na Sicília, um fenômeno, no mínimo curioso, intriga e causa incômodos à população. Milhares de relógios digitais estão adiantando-se, sozinhos, 15 minutos, todos os dias. 

Todos eles, os relógios digitais dos celulares, dos telefones, dos microondas e mesmo os relógios instalados em edifícios e outros lugares públicos. Já se fala em "relógios enlouquecidos". Os relojoeiros têm tido enorme procura mas não conseguem solucionar o problema.

O efeito menos danoso é a superpontualidade. Porém há outras consequências. O fenômeno, inexplicável afeta sistemas eletrônicos, como os de cofres de bancos, por exemplo. 

Os comentários na internet, nas redes sociais, logo mostraram que o problema não relógios da Sicília não eram casos isolados mas estavam afetando todos os eletrônicos digitais da região.

Especialistas investigam o mistério. Uma hipótese é que mudanças bruscas nos campos eletromagnéticos da região provocadas pelo vulcão Etna, que entrou em atividade em 12 de maio, seriam a causa dos transtornos. 

Especula-se, também, que o estranho funcionamento dos relógios pode estar sendo causado pelas instalações de cabos submarinos entre a Calábria e a Sicília. Outros, sugerem que a causa é uma mudança de frequência na rede elétrica. 

Mas o fato é, por enquanto, ninguém sabe ao certo o que está acontecendo com os relógios digitais da Sicília. E o SEU relógio? Tem certeza que está correto? Meditemos...

FONTE: El misterio de los relojes que se adelantan solos.IN BBC Mundo/spanish, publicado em 15/06/2011
[http://www.bbc.co.uk/mundo/noticias/2011/06/110614_relojes_se_adelantan_sicilia_lr.shtml]

Um comentário:

Anônimo disse...

No final de 2003, em canneto di caronia, também na Sicilia aconteceram inexplicaveis incêndios. Que lugar misterioso.