terça-feira, 29 de março de 2011

Maias: A Estela Seis


Monumento maia semelhante a Estela 6 este, exibido no Parque Museu La Venta


MÉXICO – Recentemente, foi divulgada a descoberta, em Tabasco (um dos 31 estados mexicanos. Capital: Villahermosa) de uma supostamente nova peça arqueológica maia: a Estela nº 6, uma pedra profética que conteria informações sobre sinais do fim do mundo.

Os midia anunciaram o fato mas, na verdade, a Estela nº 6 foi encontrada em 1958, nas colinas Tortuguero, em Macuspana. Hoje, está sob a tutela do Museu de Antropologia e História Carlos Pellicer Câmara. A peça jamais foi exibida ao público.

A Estela, que não é uma objeto único mas, um monumento, é o único documento maia do período clássico que se refere especificamente à data 13.0.0.0.0.0 4 Ajaw K'ank'kin 3, significando o equivalente a 21 ou 23 de dezembro de 2012. Por isso, muitos consideram a Estela nº 6 como portadora de uma profecia do fim do mundo.

Todavia, segundo o diretor do acervo iconográfico e hieroglífico Maia (Ajimay-INAH): O que sabemos é que, de acordo com os Maias, é que a Estela indica o fim de um período e não o fim do mundo ou o advento de uma catástrofe.


FONTE: GARCIA, Flor. Estela 6 marca el fin de un periodo. IN Tabasco Hoy, publicado em 28/03/2011 [http://www.tabascohoy.com/noticia.php?id_nota=209840]



Nenhum comentário: