sábado, 12 de março de 2011

Dois Sóis no Horizonte da China



O video foi postado em 02/02/2011. O audio diz: Na manchete desta noite temos um vídeo, recebido hoje, entregue por um homem que afirma ter visto e filmado dois sóis esta tarde. O sol parece estar refletido nas nuvens causando uma ilusão de ótica mas o homem que filmou as images insiste que eram mesmo dois Sóis.


CHINA – Dois sóis apareceram no céu da China. Cientistas, mesmo espantados, afirmam que a imagem resulta de um fenômeno extremamente raro na atmosfera que produz este tipo de ilusão ótica. O astrônomo da University of Illinois (USA) comenta: A imagem dupla do Sol é um efeito de refração ótica porém é uma ocorrência muito rara e não completamente explicada pela ciência. Não, não é uma montagem feita em computador. É um fenômeno espetacular. Em certo sentido, é uma miragem.




As miragens aparecem mais freqüentemente na linha do horizonte porque, ali, o ar é mais denso, favorecendo a refração. O que torna o segundo Sol da China mais raro é que os reflexos surgem, geralmente, no sentido vertical e não, no horizontal, lado a lado, como acontece neste caso.

O cientista atmosférico do Cooperative Institute for Satellite and Meteorological Studies da University of Wisconsin, Grant Perry, está mais surpreso: Este não é um fenômeno óptico comum. Não é um truque de filmagem então temos de admitir que trata-se de partículas de gelo suspensas na atmosfera e alinhadas de tal maneira que refratam a luz do Sol naquele ângulo, muito fechado, em uma direção apenas. Isso exigiria condições muito excêntricas.


FONTE: HARTLEY-PARKINSON, Richard. It was probably just a mirage, but this amazing footage reveals a 'double sun' over the skies of China. IN Daily Mail/UK publicado em 11/03/2011
[http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1365128/Double-sun-video-amazing-mirage-footage-China.html]



Nenhum comentário: