terça-feira, 1 de junho de 2010

Vespa pré-histórica sepultada em cápsula de âmbar



Foto do achado: Alexander R. Schmidt/PNAS


Plíno, o Velho [Gaius Plinius Secundus, 23–79 d.C.] escreveu em sua The Natural History sobre as qualidades do âmbar: [Essa resina] é extremamente valorizada. É uma mercadoria de luxo. Uma efígie em miniatura de um homem feita de ambar custa mais do quê um escravo em forte e vigorosa saúde.

O inseto que, capturado pelo destino, jaz confinado em sua sepultura de âmbar tem cerca de 95 milhões de anos. Foi um longo trajeto até o delicado objeto chegar às mãos dos estudiosos: é um fragmento. Quando foi comprada em Adis-Abeba, capital da Etiópia África, a peça de âmbar era bem maior. Foi vendida por um comerciante de minerais preciosos e semipreciosos. Ao perceber o valor científico do objeto, o homem fez seus contatos e negociou um grande pedaço com paleontólogos da University of Viena [Áustria]. Outros pedaços do bloco original, menores, foram vendidos para a mesma Universidade.

O fragmento de âmbar obtido pelo professor Alexander Schmidt, era, quando chegou às mãos do cientista, completamente opaco, coberto por espessa crosta de impurezas que a ele aderia com a força das Eras. Outro pesquisador, colega de Schmidt, Saskia Janckle, começou um trabalho de esmerilação [erosão com Esmeril que assemelha-se a uma areia negra] e polimento da peça, removendo, paulatinamente, a crosta. Saskia interrompeu o processo de esmerilação um milímetro antes de alcançar a trichogrammatid – que é uma vespa mesmo.

* Esmeril – Coríndon, Sexiócido de alumínio, ou seja, um material rico em óxido de ferro. Um Bombril mais turbinado.


Na etapa mais delicada ...foi surprendente ver este inseto nesse arranjo maravilhoso, quase perfeitamente alinhado com a superfície polida do âmbar. É incrível que a peça não tenha sofrido nenhum dano – comentou Alexander Schmidt. Se alguém lembrou do filme Parque dos Dinossauros, lembrou com boa razão. As vezes, arte imita vida tão bem que parece até profecia. Meditemos...

FONTE: Lucky Accident: Random Chunk of Amber Holds 95-Million-Year-Old Wasp
IN Discovery Magazine Blog pulicado – 11/05/2010, 2010
[http://blogs.discovermagazine.com/visualscience/2010/05/11/lucky-accident-random-chunk-of-amber-holds-95-million-year-old-wasp/]



Um comentário:

Felix Winter vier disse...

Muito interessante.
espero que os cientistas não
queiram clonar nada;