domingo, 19 de julho de 2009

Os Subterrâneos da Ilha da Páscoa



Pinturas nas cavernas da Ilha. De acordo com a tradição, em
priscas eras, a Ilha da Páscoa submergiu com todas as suas
enigmáticas estátuas e depois emergiu novamente.
Os indícios da catástrofe estão no fundo do mar, onde algumas
daquelas estátuas repousam indiferentes à curiosidade dos
homens. Segundo a Doutrina Secreta, a Ilha da Páscoa foi
um dos últimos redutos dos Lumurianos, Terceira Raça Humana.

ILHA DA PÁSCOA ─ Uma equipe de especialistas descobriu um extenso sistema de cavernas. São seis quilômetros de extensão nos subterrâneos constituídos de rochas vulcânicas [magmáticas]. Indícios de passagem humana mostram que as cavernas foram usadas como refúgio pelos habitantes dailha durante o século XVI [anos de 1500].

A expedição exploratória começou em 2005 no chamado no setor Roiho, leste da ilha, onde foram descobertas 45 cavernas repletas de achados arqueológicos: pontas de flechas, lanças, machados, petroglifos [que são gravações de figuras nas rochas], utensílios vários e, ainda, cerca de trinta esqueletos humanos. Espeleologistas [especialistas em cavernas] confirmam que as cavernas serviram como abrigo, um lugar para onde fugir durante as guerras tribais em uma época em que a sociedade local entrava em colapso devido a conflitos internos, degradação ambiental causada pelo desflorestamento, seca e fome.

O presidente da Spanish Alfonso Antxia Society of Speleological Sciences, Jabier Les, que chefia a expedição em parceria com cientistas italianos e chilenos, explica: Essa é nossa quarta expedição a Rapa Nui [Ilha da Páscoa]. Em cada expedição nós vamos mapeando a ilha, especialmente suas cavernas e ficamos surpresos com os achados. Esse sistema de galerias com seis quilômetrosde extensão, descobertos nesta pequena e remota ilha, é algo de espantoso.


Link relacionado: Rapanui: A Misteriosa Escrita da Ilha da Páscoa
Fonte: NOYCE, Chris. Experts Discover Six Kilometres of Caves in Easter isalnd
IN Santigo Times [Chile] ─ publicado em 07/07/2009


Um comentário:

Dom Lobo disse...

Sei que você gosta de postar noticias sobre os extremos alcançados por alguns fieis ao redor do mundo. Esse aqui é um caso Cearense.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=654934

(by the way... Obrigado por colocar o link do meu blog =}, apensar do nome estar errado =P)