sexta-feira, 20 de junho de 2008

🎯 ATITUDE! A CHAVE DO CÓDIGO GENÉTICO

Meditation de Goro Fujita

WASHINGTON Reuters: Mudanças no estilo de vida como dieta equilibrada e exercícios físicos e mentais fazem bem não só ao "estado de espírito" [o psiquismo] mas, também, mudanças rápidas e radicais no funcionamento do código genético. 

Em um pequeno estudo, foram monitorados 30 homens com baixo risco de câncer de próstata. Eles decidiram recusar tratamento convencional como cirurgia, radiação e hormônios. 

Ao invés disso, durante três meses, adotaram um novo estilo de vida, com uma dieta rica em frutas, grãos, legumes, produtos de soja e azeite [oliva], exercícios moderados, como caminhar por meia hora todos os dias e mais uma hora diária de cuidado mental anti-stress, como a meditação.

Os homens, naturalmente, perderam peso; a pressão sanguínea deles baixou a níveis ideais e nas biópsias do tecido da próstata. Porém, o mais impressionante foi a alteração da "programação genética": 500 genes começaram a atuar de modo diferente; 48 genes foram "ativados" enquanto 453 genes, foram desativados! 

Os genes ativados foram aqueles que atuam anulando as tendências para o desenvolvimento de certas doenças, entre elas, o câncer de próstata e seio; os desativados, foram justamente os desencadeiam as doenças. As biópsias mostraram a regressão do quadro em todos os homens.

O estudo foi realizado pelo Preventive Medicine Research Institute ─ Sausalito, Califórnia [USA], conduzido por Dean Ornish, cientista que defende a melhoria da saúde através de modificações no estilo de vida. Ornish comenta: "É fascinante comprovar isso. Freqüentemente as pessoas dizem [sobre suas doenças]: 'São os meus genes, que posso fazer?'... 

Bem, como vemos, pode-se fazer muita coisa. Em apenas três meses, eu posso mudar centenas de meus genes simplesmente mudando o que eu como e minha maneira de viver. As implicações do estudo não se limitam ao câncer de próstata".

FONTE 
por Will Dunham
IN YAHOO NEWS Reuters ─ publicado em 18/06/2008
IMAGEM: Goro Fujita ─ Meditation, 2005.

Nenhum comentário: